Economistas estimam que Selic renovará mínima histórica. Decisão será anunciada às 18h.
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) se reunirá nesta quarta-feira (17) e deve reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira de 3% para 2,25% ao ano, segundo a previsão da maior parte dos economistas do mercado financeiro.
Se confirmado, o percentual será o menor da taxa Selic desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação. A decisão do BC será anunciada por volta das 18h.
A decisão do Copom será tomada em um momento de forte redução do nível de atividade da economia mundial em razão da pandemia do novo coronavírus, o que tem impactado os índices de inflação.
O governo brasileiro já admite um tombo de 4,7% para o PIB (Produto Interno Bruto) neste ano, enquanto os economistas do mercado financeiro estimam um recuo de 6,5% em 2020.
Com a forte queda da atividade econômica, os preços têm caído. Em maio, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou deflação de 0,38%. Foi o segundo mês consecutivo de queda nos preços e o menor índice desde agosto de 1998.
O mercado financeiro prevê que o IPCA ficará em 1,60% neste ano, isto é, abaixo do piso de 2,5% previsto pelo sistema de metas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário