sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Valorizada, soja brasileira já afasta chineses


Por:  -Leonardo Gottems           Foto:Divulgação

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a quinta-feira (08.08) com preços médios da soja nos portos do Brasil sobre rodas para exportação praticamente permaneceram inalterados. Tiveram queda insignificante de 0,01%, para R$ 83,08/saca no mercado spot.

Com isto os ganhos da exportação nos quatro primeiros dias úteis de agosto ainda são positivos em 7,49%. “A nova elevação de 1,66% nas cotações da soja em Chicago, não conseguiu contrabalancear a queda de 1,21% na cotação do Dólar no Brasil e da estabilidade dos prêmios FOB (tinham caído entre 5 e 9 cents no dia anterior). Com isto, os preços médios oferecidos pelas Tradings nos portos brasileiros estagnaram”, explica o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Pacheco.

No mercado interno os preços médios oferecidos pelas indústrias esmagadoras avançaram 0,10% para R$ 77,16/saca, elevando os ganhos do mês para 6,65%. Os prêmios no mercado de Paper de Paranaguá, porém, subiram um pouco mais: nesta quinta-feira houve negócios pra setembro a +124/125/127/130U cerca de 2 a 3 cents acima do dia anterior.

“Os prêmios da soja brasileira CIF portos da China também subiram 2 cents em relação ao dia anterior: +217X para setembro, 227X para outubro e 237X para novembro, enquanto as da Argentina e as da soja americana nem tiveram cotação. Mas, uma informação da Reuters nesta tarde registrou que um salto nos preços da soja brasileira está afastando compradores chineses”, ressalta Pacheco.

Nenhum comentário: