quinta-feira, 6 de abril de 2017

Estudo revela que vacina da gripe evita em até 65% as mortes de crianças

Antena News

De acordo com os cientistas, a aplicação da vacina contra a gripe reduz em 65 por cento o risco de morte devido à doença em pessoas entre 6 e 17 anos. No caso de crianças com condições medicas de alto risco, como pneumonia e bronquite, a vacina reduziu o risco em 51 por cento. Estes dados são de um estudo publicado pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, que pretendiam avaliar a eficiência da vacina na prevenção da morte em crianças.

Para isso, os cientistas utilizaram cruzamentos de dados relacionados à cobertura vacinal com dados de diferentes grupos de crianças. Esses grupos foram obtidos a partir de relatórios nacionais e uma base de dados particular.

O órgão americano analisou os dados de quatro períodos de alta da gripe entre 2010 e 2014. Das 291 mortes notificadas associadas à gripe e que tinham estado de vacinação conhecido (negativo ou positivo), 74 por cento não tinham tomado a dose contra a gripe.

De acordo com os CDC, “os resultados do estudo ressaltam a importância de que todas as crianças devem receber uma dose anual da vacina.”

No Brasil, a vacina não é a mesma, já que as cepas dos vírus são diferentes. Contudo, assim como nos Estados Unidos, aqui é feita uma atualização anual das doses. De acordo com o Ministério da Saúde, entre o dia 1° e 18 de março deste ano, 31 pessoas morreram devido aos vírus influenza. Destes, 12 por cento eram crianças.

Nenhum comentário: