segunda-feira, 10 de abril de 2017

Açaí pode melhorar quadro de quem sofre com distúrbio bipolar


Antena News


Iguaria nativa do Pará que faz sucesso de norte a sul do Brasil, o açaí já foi associado ao melhor controle do colesterol e à prevenção do câncer. Agora, uma nova pesquisa encontrou mais benefícios que o alimento pode trazer para a saúde.

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que o açaí traz uma possível melhora no quadro de transtorno bipolar.

Em laboratório, o extrato do fruto reverteu uma disfunção nas mitocôndrias que, na doença, acabam liberando os perigosos radicais livres. “Além disso, houve redução na inflamação”, conta o biomédico Alencar Kolinski Machado, um dos brasileiros envolvidos no projeto. “Sabemos que indivíduos bipolares têm uma ativação inflamatória crônica”, informa.

De acordo com o especialista, é provável que o consumo do fruto já traga vantagens. Um estudo demonstrou, por exemplo, que 120 mililitros do suco por dia promoveram um efeito anti-inflamatório capaz de amenizar a dor. O açaí na tigela também faria bem, já que contém a polpa do alimento. Basta evitar certos acompanhamentos, como xarope de guaraná e leite condensado. É sempre melhor usar como acompanhamento frutas naturais e um pouco de mel, sem abusar da granola.

Nenhum comentário: