quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Sarau dos Amigos tem sua 11º edição hoje à noite

A décima primeira edição do Sarau dos Amigos acontece hoje,( 27) , das 19h às 22h. A entrada e um quilo de alimento que são distribuídos pelos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia a diversas famílias carentes da comunidade.


Nesta edição a atriz e diretora teatral Conceição Leite declama o poema “A morte do Leiteiro”, de Carlos Drummond de Andrade. A jornalista Marinete Pinheiro lança o livro “Salas de Sonhos – Historias dos cinemas de Campo Grande”, escrito em parceria com a jornalista Neide Fischer.


No espaço acontecem exposições de caricaturas do desenhista Ruan e de telas feitas com a técnica Óleo Sobre Tela, do artista plástico Breitner R. Dambroz.


Bruno Navarros apresenta textos teatrais conhecidos como “Comédia Stand Up” ou “Humor de cara limpa”. De acordo com a Wikipédia “Stand-up comedy” é uma expressão em língua inglesa que indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up'), e na ausência da quarta parede.


Sr. Pacheco, violonista morador do bairro Universitário, se apresenta pela primeira vez no Sarau, que tem confirmadas as participações de Luiz e Alan, Zé Pretim, Harley Castro, Grupo Sedusamba, Kely Zerial, Nelsinho Souza, Falanges da Rima, Santiago e Daniel Viola, Gustavo Monge, Blues em Trio e Elânio. Diversas canjas musicais acontecem durante o encontro.



Serviço: O Sarau dos Amigos acontece sempre na ultima quinta-feira de cada mês na Rua Elvira Matos de Oliveira, 927. Universitário. (Atrás da Escola Jose Barbosa Rodrigues). Residência do ator e jornalista Eduardo Romero. Informações pelos telefones 9619-6703 ou 9215-3082.


LIVRO

O livro 'Salas de Sonhos – História dos cinemas de Campo Grande' é um recorte histórico do fim das salas de cinema, da substituição dos 'espaços dos sonhos' pelas 'modernas multiplexes'. Baseado em pesquisa bibliográfica e depoimentos de pessoas que tiveram contato com as exibições cinematográficas de décadas passadas, este trabalho é inédito no estado. Fruto da ânsia de valorizar e preservar a história cinematográfica de Mato Grosso do Sul, o livro proporciona uma volta à primeira projeção realizada em Campo Grande, em 1910, onde cada pessoa tinha que levar seu banquinho para assistir a um filme, às vezes, sem muita técnica, mas com uma magia incomparável, e traz a tona lembranças de quem paquerou e comeu muita pipoca nas tarde e noites de diversão no cinema.


'Salas de sonhos', ainda possibilita o leitor penetrar nas 'subversivas' reuniões do Cineclube e se deparar com a avassaladora chegada da televisão, do videocassete e do DVD. É um livro que mostra a mudança na forma de se consumir filmes, provocada pelo avanço tecnológico, com o despertar intrigante de que este avanço está longe de substituir o escurinho do cinema, território inigualável da imaginação.


O livro foi lançado oficialmente em 06 de agosto em Campo Grande. Anteriormente, em maio, foi lançando no 15° Festival de Cinema de Cuiabá e em setembro foi lançado na Academia Dourandense de Letras.


Nenhum comentário: