quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Abertas inscrições para Oficina de Iluminação Cênica

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul oferece oficina gratuita de iluminação cênica com Jorginho de Carvalho. As aulas vão de 9 a 12 de dezembro, das 14h às 19h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. As inscrições estão sendo feitas pela internet, por meio do e-mail fcms_teatro@yahoo.com.br. Como as vagas são limitadas e o módulo é intermediário, devem se inscrever apenas pessoas com noções básicas de iluminação e disponibilidade para cumprir toda a carga horária exigida.

Nascido no Rio de Janeiro, Jorge Carvalho Moreira é pioneiro da iluminação moderna no Brasil, trabalhando como iluminador desde a década de 1960. Seu trabalho contribui para que a arte da iluminação deixasse de ser subordinada à concepção geral do espetáculo exercida pelos encenadores, transformando-se em um aspecto valorizado dentro da arte cênica nacional, passando a aparecer nas fichas técnicas.

Além das peças de teatro, Jorginho de Carvalho fez a luz em shows, desfiles de moda e montagens de ópera, como a Traviata dirigida por Sérgio Britto. Também criou projetos para instalação de equipamentos de luz para teatros. Estudou no Rio de Janeiro com o especialista norte-americano Edward Kock em 1977, e fez estágios na Europa entre 1981 e 1982. Começa a dirigir espetáculos a partir de 1978, com "O Leiteiro e a Menina Noite", de João das Neves. Foi premiado em 1977 com o Molière e o Troféu Mambembe pelo conjunto de trabalhos "A Chave das Minas", dirigido por Ivan de Albuquerque, e "Trate-me Leão", do Asdrúbal Trouxe o Trombone. Em 1978, leva mais uma vez o Mambembe, pelo conjunto de trabalhos no teatro infantil; e, em 1980, ganha o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte, APCA, e Mambembe pelos conjunto de trabalhos com "Aquela Coisa Toda", novamente do Asdrúbal, e "Rasga Coração", de Oduvaldo Vianna Filho, dirigido por José Renato. A partir da década de 80, começa a ministrar cursos, proferir palestras pelo país e lecionar iluminação em cursos universitários de teatro.

Esta é a segunda oficina que ministra na capital, continuando módulo que ofereceu durante o I Festcamp (Festival Nacional de Teatro de Campo Grande), com parceria da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Na programação, no primeiro dia (9/12), será apresentada uma introdução sobre a arte da iluminação cênica e o avanço tecnológico, e discutida a questão da iluminação comum e as diferenças com a iluminação cênica. No dia 10, serão apresentados equipamentos específicos e especiais para Iluminação Cênica e discutidas as instalações de teatro. No dia 11, será discutido o posicionamento correto das fontes de luz, obedecendo a angulações específicas do facho luminoso de acordo com o que deverá ser iluminado. No dia 12, serão discutidas as principais características da iluminação para diferentes formas de espetáculos. No dia 13, será ensinada a concepção da planta baixa específica para iluminação cênica e story board. No dia 14, última aula, os alunos conhecerão o passo a passo de uma criação de luz e deverão finalizar um trabalho de criação de luz baseado nos espetáculos assistidos. Durante a oficina, serão analisados espetáculos, e os alunos deverão fazer trabalhos individuais, como estudar a iluminação de fotografias, considerando posicionamento, direção, entre outros aspectos.


Nenhum comentário: