segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

DOF divulga edital do XI Curso de Especialização em Policiamento de Fronteira

 

                                              Divulgação




O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) divulgou, nesta segunda-feira (2), o edital do XI Curso de Especialização em Policiamento de Fronteira (CEPFRON). O documento, que traz todas as regras e etapas do processo seletivo, está disponível para consulta no site oficial da unidade, no endereço   (https://www.dof.ms.gov.br/xi-cepfron-2026/].


De acordo com o edital, o curso tem como objetivo geral especializar policiais e militares para a execução do policiamento ostensivo, com foco no enfrentamento aos crimes transfronteiriços e às circunstâncias que envolvem esse tipo de atuação. O XI CEPFRON está previsto para iniciar no dia 2 de abril de 2026, com término e formatura marcados para o dia 2 de junho do mesmo ano.


As inscrições poderão ser realizadas no período de 2 a 13 de fevereiro de 2026. O curso será desenvolvido nas instalações da sede do DOF, localizada em Dourados, além de outros municípios da região de fronteira.


A capacitação terá duração de 62 dias, com carga horária total de 737 horas curriculares, sendo 365 horas/aula, 288 horas de estágio operacional no âmbito do DOF e 84 horas/aula destinadas a atividades complementares.


Ao todo, serão ofertadas 32 vagas para matrícula no XI CEPFRON. A distribuição seguirá o planejamento estabelecido no edital, contemplando 10 vagas para o DOF (oficiais e praças em ampla concorrência), seis vagas para unidades especializadas em fronteiras e divisas do Brasil, incluindo GEFRON/AC, BPFRON/RO, GEFRON/MT, COD/PMGO, PMESP e BPFRON/PMPR, além de 10 vagas para a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por meio do CGPA, sendo três destinadas a oficiais e sete a praças.


Outras quatro vagas serão destinadas, em ampla concorrência, a instituições coirmãs, como Polícias Militares de outros estados, oficiais de carreira das Forças Armadas, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF). O edital também reserva duas vagas para a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), abrangendo delegados, escrivães e investigadores de polícia judiciária.


Mais informações sobre o curso, critérios de seleção e cronograma completo podem ser consultadas no edital disponível no site oficial do DOF.

Nenhum comentário: