quarta-feira, 23 de junho de 2021

Encontradas novas espécies de orquídeas na Indonésia

 




Tuberolabium camperenik é uma erva epífita monopodial
Por:  -Leonardo Gottems


Em outubro de 2019, uma orquídea epífita não identificada foi coletada na área de Mountain Masigit, Java Ocidental, Indonésia e posteriormente cultivada. Após um exame morfológico detalhado dos espécimes de floração em 2020 e uma revisão completa dos protólogos e espécimes digitalizados, os pesquisadores descobriram que o táxon pertence ao Tuberolabium, no entanto, não corresponde a nenhum membro existente do gênero. 



Pesquisadores do Jardim Botânico Tropical Xishuangbanna (XTBG) e seus colaboradores o confirmaram como novo para a ciência. Eles o chamaram de Tuberolabium camperenik para significar o encanto pequeno, atraente, bonito, fofo e único das flores dessa espécie magnífica. A nova espécie foi publicada em Taiwania. 


Tuberolabium camperenik é uma erva epífita monopodial. Ele difere das três espécies indonésias de Tuberolabium (T. odoratissimum, T. erosulum e T. pendulum) por ter flores brancas cristalinas e um esporão longo e muito estreito que não é engrossado na parede frontal ao redor do epiquile. T. camperenik é morfologicamente muito semelhante a T. odoratisimum, mas difere por ter pétalas elíptico-oblongas mais longas e um labelo cônico mais longo com um lobo mediano triangular mais longo sem coloração. 


A espécie é encontrada prosperando nas encostas íngremes da floresta alta montana com muita sombra e alta umidade e uma faixa de altitude de 1.000 a 1.500 m acima do nível do mar. As plantas desenvolveram epífitas em grandes galhos de árvores junto com outras espécies de orquídeas. "A nova adição de T. camperenik eleva o número total do gênero Tuberolabium para nove", disse Mark Arcebal K. Naive, um candidato ao PhD filipino. 


Nenhum comentário: