sábado, 26 de junho de 2021

Apicultores dos EUA relatam altas perdas de colônias

 


Os resultados da pesquisa destacam as contínuas altas taxas de rotatividade
Por:  -Leonardo Gottems


Os apicultores dos Estados Unidos perderam 45,5% de suas colônias de abelhas manejadas de abril de 2020 a abril de 2021, de acordo com resultados preliminares da 15ª pesquisa anual de âmbito nacional conduzida pela organização sem fins lucrativos Bee Informed Partnership (BIP). Essas perdas marcam a segunda maior taxa de perdas registrada pela pesquisa desde o seu início em 2006 (6,1 pontos percentuais a mais do que a taxa média anual de perdas de 39,4%). 



 Os resultados da pesquisa destacam as contínuas altas taxas de rotatividade das colônias de abelhas. A alta taxa de perdas foi impulsionada por perdas elevadas de verão e inverno neste ano, sem uma progressão clara em direção a melhorias para os apicultores e suas colônias. O BIP espera usar os resultados da pesquisa para entender melhor como as perdas de colônias são vivenciadas pelos apicultores e o que pode ser feito para reduzir as perdas em safras futuras. 


Desde que os apicultores começaram a notar perdas maiores em suas colônias no início dos anos 2000, agências agrícolas, pesquisadores e a indústria apícola têm trabalhado juntos para entender por que e desenvolver melhores práticas de manejo para reduzir suas perdas. A pesquisa anual de perdas de colônias do BIP, realizada desde 2006, tem sido parte integrante desse processo. 


“Os resultados da pesquisa deste ano mostram que as perdas de colônias ainda são altas”, diz Nathalie Steinhauer, coordenadora de ciências do BIP e pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Entomologia da Universidade de Maryland. “Nem todos os apicultores são afetados na mesma intensidade, mas a taxa de rotatividade das colônias ainda é mais alta do que os apicultores consideram aceitável [a rotatividade normal ou aceitável é definida em cerca de 20%]. Devemos lembrar, no entanto, que as taxas de perdas não são iguais ao declínio da população. Os números recentes de colônias de abelhas nos EUA são relativamente estáveis, apesar das grandes perdas, mas isso porque os apicultores investem muito tempo e esforço para aumentar o tamanho de suas operações para mitigar suas perdas. ” 

Nenhum comentário: