sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Convênio para 15 pontos de cultura será assinado hoje

TV Morena*

Os Pontos de Cultura selecionados para receber o repasse do programa Rede Morena de Pontos de Cultura assinarão o convênio nesta sexta-feira a partir das 18h30 no Armazém Cultural.

O convênio, composto por 15 pontos de cultura prevê o repasse do montante para iniciativas que já existiam e desenvolviam trabalhos nas comunidades e foram selecionadas para receber o recurso do Ministério da Cultura (MinC) com a contrapartida da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Essa foi a primeira vez que a prefeitura de Campo Grande assinou um convênio diretamente com o Minc. A verba, que já está disponível na conta da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) deve ser liberada na próxima semana. O secretário de cidadania cultural do Minc, TT Catalão participará da solenidade de assinatura.

O projeto disponibiliza um total de R$ 2,7 milhões que serão divididos entre as 15 instituições contempladas em um período de três anos.

Para o primeiro ano, está previsto que o montante recebido pelos novos pontos de cultura seja investido em custeios e investimentos para modernizar a entidade especialmente na área digital. Também pode ser utilizado para a realização de oficinas de capacitação.

A seleção do programa foi dividida em três etapas que consistiram na análise documental, análise técnica e análise de mérito. A seleção foi realizada por uma comissão formada por representantes do Ministério da Cultura, da Fundac e da sociedade Civil.

“Esse programa visa a descentralização do acesso à Cultura e, exatamente por isso, foram contempladas instituições de todas as regiões de Campo Grande”, afirma Roberto Figueiredo, diretor-presidente da Fundac. “Tenho certeza que a partir de agora as mais diversas regiões da Capital terão Centros de Referência na área cultural”, finaliza Figueiredo.

Entre os pontos selecionados estão Associação dos Acadêmicos Indígenas de Mato Grosso do Sul, Observatório Ambiental Brasil, Comunidade Espírita Amor e Caridade, Associação de Desenvolvimento Artístico-Cultural Mercado Cênico, Centro de Integração da Criança e do Adolescente, Instituto Arara Azul, Instituto Brasileiro de Inovações Pró-Sociedade Saudável do Centro Oeste (IBISS-CO), Associação dos Moradores da Coophavilla II, Fundação Olivia Pereira de Souza, Instituto Mirim de Campo Grande, Cetro de Tradições Gaúchas Tropeiros da Querência, Associação dos Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian, Associação Cristã Pais e Filhos e Circo do Mato Grupo de Artes Cênicas.

(*) Com informações da prefeitura de Campo Grande

Nenhum comentário: