domingo, 15 de junho de 2025

Vazio Sanitário da soja em MS começa neste domingo

 

                                            Foto: Divulgação


O vazio sanitário da soja terá início neste domingo, dia 15 de junho, em Mato Grosso do Sul e seguirá até 15 de setembro de 2025. A medida é determinada pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), por meio da Portaria nº 1.271, que também define o calendário nacional de semeadura da soja para a safra 2025/2026.



De acordo com o consultor técnico da Famasul, Lenon Lovera, durante esse período fica proibido o plantio e a permanência de plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento.


“Essa regra vale para todas as áreas do estado e tem como objetivo o controle da Ferrugem Asiática, uma das doenças mais severas que afetam a cultura da soja”, explica.


A Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da soja, e o fungo responsável é biotrófico, ou seja, ele sobrevive na presença da planta hospedeira. Por isso, a ausência total da soja nas lavouras durante o vazio sanitário é fundamental.


“A proibição do plantio nesse período se trata de uma das estratégias fitossanitárias mais eficazes para o controle da doença, contribuindo significativamente para a redução de impactos na safra seguinte”, destaca Lovera.


Calendário de semeadura


Após o encerramento do vazio sanitário, o calendário de semeadura em Mato Grosso do  Sul terá início em 16 de setembro e se estenderá até 31 de dezembro de 2025. O cumprimento dos prazos é essencial para a proteção da lavoura e para garantir melhores condições no início da próxima safra.



Nenhum comentário: