Foto: Rafael Benjamin
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), por meio da Coordenadoria de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Campo Grande (CIEVS-CG), realizou nesta terça-feira (3), das 8h às 16h, no auditório do Sebrae/MS, a Capacitação em Elaboração de Planos de Contingência, com a participação de 60 profissionais de diferentes órgãos. O evento conta com a presença de representantes do Ministério da Saúde, que irão conduziram as atividades teóricas e práticas.
Ministram a capacitação as técnicas do Ministério da Saúde, Caroline Nunes dos Santos, da Coordenação Geral do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CGCIEVS), e Paula Orofino Moura Costa, ponto focal do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (PROFESP).
O público-alvo são gestores das áreas da SESAU envolvidas diretamente na preparação e resposta às emergências em saúde pública, além de representantes de outras secretarias e órgãos que compõem o Comitê de Monitoramento de Eventos (CME), como a Defesa Civil, SEMED, SAS, ANVISA e o Conselho Municipal de Saúde.
Estruturação para resposta rápida e eficaz
O objetivo é fortalecer a capacidade técnica do município na elaboração e atualização de planos de contingência, documento fundamental para orientar a atuação coordenada dos setores frente a situações de emergência, como surtos, epidemias, desastres naturais ou outras ameaças à saúde pública.
A capacitação foi motivada pelo lançamento, no ano passado, do Guia para Elaboração de Planos de Contingência, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O documento apresenta diretrizes e etapas essenciais para que gestores e equipes construam planos robustos, desde a identificação e análise de riscos, passando pela definição da estrutura organizacional, responsabilidades, comunicação, logística e vigilância em saúde, até a implementação, monitoramento e constante atualização das ações.
Para a superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiental, Veruska Lahdo, a capacitação é essencial para garantir que o município esteja preparado para responder de forma rápida e eficiente a qualquer emergência em saúde pública.

Nenhum comentário:
Postar um comentário