sábado, 14 de junho de 2025

FÓRMULA 1 GP do Canadá: Russell lidera 2º treino livre, com Bortoleto é 13º

 


Dando continuidade ao bom ritmo apresentado na sessão que abriu o GP do Canadá, George Russell avançou e liderou o segundo treino livre desta sexta-feira, dia 13 de junho. Sua volta de 1m12s123 foi registrada nos pneus médios e superou, em 0s028, a tentativa de Lando Norris nos macios. Andrea Kimi Antonelli, colega do inglês na Mercedes, ficou em terceiro lugar. Gabriel Bortoleto fez o 13º tempo, 0s7 atrás.



Bortoleto começou o treino com pneus duros, figurando nas últimas colocações. De compostos macios, porém, o calouro da Sauber ficou mais próximo do tempo do líder, 0s7 mais lento que a volta de Russell em 13º.


A Ferrari, apenas oitava com Lewis Hamilton, retornou desfalcada ao Circuito Gilles Villeneuve em Montreal: Charles Leclerc danificou a célula de sobrevivência de seu carro após bater no primeiro treino e foi ausência na sessão que encerrou o dia 1 de atividades na pista.


Max Verstappen, mais rápido do TL1, apareceu pouco; queixando-se de problemas mecânicos, como nos freios de sua RBR, fez só o nono tempo. Quem ocupou a sua lacuna foi a McLaren; segundo a transmissão oficial da F1, a equipe retirou a asa dianteira trazida apenas para testes na etapa - sem pretensão de utilizá-la nas corridas - e manteve Norris com uma nova suspensão.


A Williams, que pôs Alexander Albon e Carlos Sainz no top 3 da sessão anterior, seguiu rápida: Albon chegou a figurar como o segundo mais rápido, de pneus de faixa vermelha, e terminou o TL2 em quarto lugar. Sainz também apareceu entre os três primeiros, provisoriamente, calçando médios; ele recebeu a bandeirada em sétimo.


Resultado


GEORGE RUSSELL (Mercedes) - 1m12s123


LANDO NORRIS (McLaren) +0s028


KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s288


ALEXANDER ALBON (Williams) +0s322


FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +0s335


OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s439


CARLOS SAINZ (Williams) +0s508


LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s530


MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s543


LIAM LAWSON (RB) +0s628


ISACK HADJAR (RB) +0s676


PIERRE GASLY (Alpine) +0s751


GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +0s773



NICO HULKENBERG (Sauber) +0s791


YUKI TSUNODA (RBR) +0s816


OLIVER BEARMAN (Haas) +0s957


ESTEBAN OCON (Haas) +1s052


FRANCO COLAPINTO (Alpine) +1s775


LANCE STROLL (Aston Martin) - sem tempo.


Não participou: Charles Leclerc (Ferrari).


Nos minutos iniciais, Lance Stroll, que retorna ao volante poucos dias após uma cirurgia na mão, bateu: o piloto da casa acertou lateralmente sua Aston Martin no muro antes da curva 8, mas conseguiu levar o carro até um lugar seguro para evitar uma bandeira amarela ou vermelha.


Após o incidente, Norris seguia como o mais rápido nos compostos médios, mas sua volta logo foi desbancada por Russell, que calçava macios. Verstappen ficou a 0s2 do inglês da Mercedes até, ainda no terço inicial do treino, Sainz superá-lo. Russell permaneceu na liderança mesmo passando para os pneus médios - na troca, sua vantagem em relação ao espanhol da Williams cresceu meio segundo.


Já na metade final do treino, Antonelli chegou a andar com voltas mais próximas de seu colega da Mercedes. Porém, Norris anotou um tempo menor que o calouro, depois dele e de Piastri colocarem a McLaren entre os quatro mais rápidos, e garantiu a vice-liderança na tabela de tempos.

Nenhum comentário: