Foto: Arte: Gustavo Del Pino
Mato Grosso do Sul completa 47 anos de existência nesta próxima sexta-feira, 11 de outubro. Em pleno desenvolvimento, seu território nasceu do desmembramento do Estado de Mato Grosso em 1977, e foi implantado oficialmente em 1979. Atualmente, é integrado por 79 municípios, local marcado pela riqueza de sua história, cultura, turismo, música, arte e economia.
Conhecido por suas terras vastas, diversidades de rios e lagoas, Mato Grosso do Sul tem despontado no cenário nacional em diversas áreas, a agricultura e pecuária tem destaque. Outro setor conhecido por gerar emprego e renda em todo o Estado é o comércio. Recentemente, indústrias instalaram-se aqui, ampliando a demanda de empregos nos municípios, e no Ecoturismo, temos um dos municípios mais visitados por brasileiros e estrangeiros, Bonito.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), saúda a todos que vivem aqui. “Amanhã, 11 de outubro, é um dia de grande importância para todos nós, sul-mato-grossenses. Comemoramos a criação de Mato Grosso do Sul, uma data que simboliza a nossa identidade, nossa força e nossa autonomia. Ao longo desses 47 anos construímos uma história, marcada pelo desenvolvimento, pela diversidade cultural e pelo trabalho árduo do nosso povo. Como presidente do Poder Legislativo, reafirmo o nosso compromisso de continuar trabalhando pela estabilidade política, econômica e social, por um estado mais justo e mais próspero e com oportunidade para todos. Parabéns, Mato Grosso do Sul, e a todos que fazem parte dessa trajetória”, ressaltou.
O cenário de um novo Estado também definia a Assembleia Constituinte, que foi composta por 18 deputados estaduais, eleitos em 15 de novembro de 1978. No dia 1º de janeiro de 1979, aconteceu a sessão solene de instalação de Mato Grosso do Sul, da Assembleia Legislativa, com a posse dos deputados eleitos. A Resolução 01/1979 votada ali regulamentava funcionamento da Assembleia Constituinte e a eleição da Mesa Diretora.
Londres Machado foi eleito presidente e no dia 4 de janeiro assinou o Ato/1979, que instituiu a Comissão Constitucional para elaboração da 1ª Constituição do Estado. O governador nomeado era Harry Amorim Costa, desde 31 de março de 1978. Juntos com a criação de Mato Grosso do Sul, o Poder Executivo e o Poder Legislativo formaram a estrutura política necessária, logo também instalando-se os pilares do Poder Judiciário, no Estado.
Essa história confunde-se com a trajetória de Mato Grosso do Sul e faz da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul o Poder Legislativo, que legisla há 47 anos nas diversas causas necessárias ao bem comum do cidadão. Seja em leis aqui criadas ou aperfeiçoadas, nascidas no Judiciário e Legislativo. São 6.317 leis que regem as normas que fazem do nosso Estado um lugar promissor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário