quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Territory, série bombando na Netflix, é inspirada em história real?



Lançada no dia 24 de outubro, Territory tem surpreendido aos assinantes da Netflix com sua história repleta de polêmicas e disputas familiares. Tendo como cenário a parte rural da Austrália, ela mostra o que acontece com uma família rica após a morte de Daniel Lawson, que deixa para trás a Marianne Station, a maior fazenda de gado do mundo.

Como nenhum sucessor é apontado por ele, a situação desencadeia uma série de brigas (algumas físicas) entre seus parentes e adversários. A maneira como a situação é retratada é bastante realista, gerando dúvidas sobre a possibilidade de a história ser inspirada em fatos reais. Mas será que esse é o caso?

Territory da Netflix é baseada em fatos reais?
Criada por Timothy Lee e Ben Davies, Territory não é baseada em nenhuma história real, embora traga alguns elementos verdadeiros em sua trama.  Muitos dos conflitos que vemos no streaming foram criados a partir de dramas e disputas familiares pelas quais todos os envolvidos na série passaram de certa forma.

Em uma entrevista à GQ Australia, Sam Corlette, que dá vida ao personagem Marshall Lawson, explicou algumas das influências por trás da história. Segundo ele, os criadores da série afirmaram logo cedo que tinham como objetivo encontrar uma “cura” para suas próprias linhas familiares.

“Ele [Timothy Lee, principal roteirista] também era um estudante ávido de Shakespeare e dos mitos arturianos, então parecia como uma história com essa antiguidade”, explicou. O ator também explicou que a intenção da produção era usar a carga dramática de histórias famosas, as adaptando para um cenário tipicamente australiano.

Essa camada ficcional foi somada à história da Anna Creek Station, uma das maiores fazendas de gado de todo o mundo. Localizada ao sul da Austrália, ela está dentro da região de mesmo nome que possui 15.746 quilômetros quadrados de extensão e abriga mais de 17 mil cabeças de gado — para efeitos de comparação, esse é um território maior do que a Bélgica inteira.

A Netflix explica que, embora o país tenha uma extensão imensa, ele traz uma população relativamente pequena, o que permite que poucas pessoas sejam donas de fatias gigantescas de terras. Tanto é que, para explorar toda a extensão da Anna Creek, os métodos de transporte mais usados são helicópteros e jatos particulares.

Conforme explica o site Radio Times, a imensa área que inspirou Territory também foi palco de alguns conflitos, embora eles tenham sido bem mais pacíficos do que os mostrados pela série. Em 2015, o tesoureiro australiano, Scott Morrison, teve que impedir a venda do grande território para companhias chinesas para proteger os interesses nacionais da Austrália.

Isso porque, além de servir para a criação de gado, o local também possui uma área destinada à realização de testes militares. No entanto, parte dele acabou sendo comprado em 2016 por Gina Rinehart, a pessoa mais rica do país, que estabeleceu uma parceria com uma empresa de fundos imobiliários baseada na China.

Já a Anna Creek Station continuou trabalhando com a criação de gado, mas agora faça parte da Williams Cattle Company, que é comandada por donos australianos. Em Territory, a fazenda disputa pelos protagonistas deve ter um destino bem diferente, podendo inclusive acabar passando para as mãos do único sobrevivente de uma batalha intensa.

Nenhum comentário: