quarta-feira, 13 de março de 2024

Novo curso livre do IFMS aborda diversidade e relações étnico-raciais

 



O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), por meio do Cread (Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância), lançou o curso livre 'Diversidade e Relações Étnico-Raciais', que oferece ao estudante uma contextualização histórica e social da desigualdade racial, aborda a legislação sobre o tema e promove o combate ao racismo, além de mostrar um panorama das políticas de igualdade racial no Brasil.


O curso foi criado por Franklin Leal, como produto educacional do mestrado profissional ofertado pelo IFMS em Campo Grande, sob a orientação do professor Dejahyr Lopez Júnior, e é destinado a docentes de todas as áreas do conhecimento, apresentando estratégias para promover a inclusão e a valorização da diversidade em sala de aula. 



Segundo os autores, o curso é resultado do comprometimento acadêmico com a promoção da igualdade e da conscientização étnico-racial, tendo como como objetivo capacitar docentes e profissionais da educação para enfrentar os desafios complexos e sutis relacionados ao tema.


"Vamos debater principalmente o papel fundamental que os docentes desempenham na promoção de uma educação igualitária e inclusiva. É um tema muito delicado e muito importante", explica Leal no vídeo de abertura do curso livre.


Estruturado em quatro módulos e com carga horária de 45 horas, o conteúdo do curso aborda as formas contemporâneas de racismo, os desafios da promoção da igualdade racial, os conceitos de educação e diversidade racial, acesso e permanência de estudantes negros na educação, as legislações e as políticas de igualdade racial. 


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na plataforma de cursos livres do IFMS até 18 de junho. 


O público-alvo inclui professores, profissionais atuantes na educação e o público em geral. 


Neste tipo de curso, o aprendizado é autoinstrucional. O estudante acessa o conteúdo a qualquer hora, bastando ter um dispositivo conectado à internet, inclusive tablets e aparelhos celulares. Ao final, o certificado é emitido na própria plataforma onde o curso é ofertado.



Os inscritos devem concluir o curso até até 30 de junho. 


Outros cursos livres - Neste semestre, o IFMS oferta mais de 30 opções de cursos livres.


A carga horária varia de 20 a 60 horas, e as temáticas são variadas:


Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas até 18 de junho, na plataforma de cursos livres do IFMS.

Nenhum comentário: