Foto: Pixabay
O mercado da soja do estado do Rio Grande do Sul teve uma valorização única em Passo Fundo, mas os negócios parados, segundo informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “Alguns negócios (mas ainda tímidos) foram reportados, quer seja de quem está travando fertilizantes já para a safra 24/25, ou ainda quem vende para garantir a saída da primeira soja, para não ter problemas de espaços. No estado, uma única indicação de comprador disponível no porto, na casa de R$ 119,50 sobre rodas entrega imediata e pagamento 05/04/2024”, comenta.
Santa Catarina teve preços e negócios parados. “Após os volumes negociados na sexta-feira, o mercado parou de se mover e hoje vemos a mesma situação que estava presente anteriormente, completa apatia. Os preços, no entanto, estão altos e podem subir um pouco mais, dado as previsões de especialistas para a safra brasileira. Afirmar qualquer coisa no momento seria arriscado”, completa.
O Paraná tem quedas expressivas no interior, enquanto os negócios seguem na mesma. “Da mesma forma como foi visto em outras regiões, alguns negócios foram efetuados hoje, apesar disso, em um contexto semanal, o interior tem marcado frequentes perdas. Os valores dessas regiões mais afastadas nunca são muito claros e dependem especialmente da demanda da soja balcão, algo que não temos dados para avaliar ainda. O que pode certamente ser avaliado é que existe sim escoamento e que essas baixas refletem a relação entre uma segunda e outra e não intradiário”, indica.
No Mato Grosso do Sul os preços voltam a marcar manutenção, ao mesmo tempo em que os negócios param. “Após semana abastada em negócios, volumes param de sair e mercado retorna a apatia. Estima-se que quase 200.000 toneladas foram negociadas entre segunda-feira e sexta-feira passadas, valor muito além do que tem sido reportado em outras regiões, claro que nem sempre o produtor deseja informar exatamente quanto está sendo escoado, mas diferenças como essas são incomuns”, informa.
Preços parados também no Mato Grosso. “Da mesma forma como visto nas demais posições, os negócios praticamente pararam hoje. Segundo informações da região, mercado mato- grossense está bem aquém para o período, soja comercializada muito abaixo em relação à safra anterior e como houve perda expressiva, não se pode olhar para o percentual comercializado, mas sim para a quantidade bruta em toneladas”, conclui.
AGROLINK - Leonardo Gottems
Nenhum comentário:
Postar um comentário