sexta-feira, 8 de março de 2024

1º fiagro do Brasil decreta vencimento de títulos

 

                                           Foto: Pixabay


Após meses de expectativa pela regularização dos pagamentos por parte do devedor do Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) Catilhos, os credores, incluindo o primeiro fundo de investimento nas cadeias agroindustriais (Fiagro) da B3, decidiram tomar medidas drásticas. O vencimento antecipado foi decretado como resultado da assembleia realizada ontem (6), conforme anunciado pelo Galápagos Recebíveis do Agronegócio (GCRA11), fundo diretamente envolvido.



O Fiagro divulgou um comunicado ao mercado, informando que os credores deliberaram pela medida, que implica na cobrança imediata do saldo devedor integral do CRA Catilhos. Este certificado representa aproximadamente 9,5% do patrimônio líquido do Fiagro, tornando a situação de especial relevância para o mercado financeiro.


O CRA Catilhos foi emitido em agosto de 2021 com o propósito de financiar a operação agrícola e a abertura de novas áreas produtivas do Grupo Castilhos. O título, com taxa de emissão equivalente ao CDI + 8,5%, apresentava juros semestrais e seu vencimento estava previsto para outubro de 2025.


A decisão de decretar o vencimento antecipado indica a preocupação dos credores em buscar uma solução rápida para a situação, visto que a demora na regularização dos pagamentos poderia gerar impactos negativos significativos. O Fiagro, ao comunicar essa medida ao mercado, busca trazer transparência e informação aos investidores e demais interessados, destacando a importância de proteger os interesses dos credores e garantir a estabilidade financeira do fundo.


"A decisão está fundamentada na tese de que o vencimento antecipado fortalecerá a posição do CRA no processo de cobrança face a devedora, possibilitando a adoção de medidas judiciais e extrajudiciais, incluindo a eventual excussão das garantias", diz o documento.


Nenhum comentário: