Divulgação
A transição do ciclo pecuário em 2024 em Mato Grosso pode resultar na lateralização dos preços
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a transição do ciclo pecuário em 2024 em Mato Grosso pode resultar na lateralização dos preços do boi gordo no próximo ano, de acordo com projeções e análises do setor. Em 2023, o estado passou por uma fase de baixa intensa, considerada a mais marcante na história desse ciclo.
As expectativas para 2024 apontam para a transição para a próxima fase do ciclo pecuário, caracterizada por uma lateralização dos preços, com tendência de alta. Essa tendência é impulsionada pela expectativa de participação de fêmeas nos menores ainda acima da média histórica. O volume expressivo de matrizes abatidas nos últimos dois anos pode resultar em uma menor oferta de animais de reposição no mercado durante o segundo semestre de 2024. Como resultado, espera-se que o mercado de comece um movimento de recuperação dos preços nesse período.
No âmbito das exportações, o cenário é promissor com a habilitação de novas plantas para exportação, tanto para a China quanto para a abertura de novos mercados. Essa expansão pode influenciar positivamente a demanda e, consequentemente, os preços.
No entanto, os pecuaristas devem estar atentos aos possíveis impactos decorrentes da redução na produção de grãos em Mato Grosso devido ao El Niño. Essa redução poderia resultar em um aumento nos preços de commodities como soja e milho. Além disso, as ocorrências climáticas podem afetar a qualidade das pastagens, prejudicando sua capacidade de suporte e, consequentemente, influenciando no processo de engorda de bovinos a pasto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário