quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

PARTICIPAÇÃO DA CHINA NOS EMBARQUES DE CARNE SUÍNA CAIU

 

                                                 Pixabay

Participação chinesa retornou a um patamar muito próximo à média de 2019

No cenário das exportações de carne suína brasileira, a China, que absorveu mais de 50% da produção em 2020 durante a pandemia da Covid-19, tem visto uma redução gradual em sua participação nos anos subsequentes. Segundo informações da Suisite, ao longo de 2023, a participação chinesa retornou a um patamar muito próximo à média de 2019.



De acordo com dados divulgados pelo Comex Stat referentes ao mês de novembro, a participação da China despencou para 25%, marcando o menor índice do ano e ficando ligeiramente acima dos 24% registrados em março de 2019.


A queda no volume exportado nos últimos meses para o mercado chinês resultou em uma participação média de 33,2% no acumulado do ano, representando uma significativa diminuição em relação aos 51% alcançados em 2020.


Entretanto, mesmo com a redução na participação chinesa, o Brasil, impulsionado pelo crescimento no volume total de carne suína exportada em 2023, consolida-se como um grande exportador, mantendo-se firmemente na 3ª posição global. Este cenário destaca a resiliência do setor e a diversificação dos destinos de exportação da carne suína brasileira.

Nenhum comentário: