quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Você acha que a educação pode parar para fazer exame de dopping? Vereador Professor Riverton repudia Projeto de Lei

 




Na sessão da Câmara Municipal de Campo Grande nesta semana, em sua fala o Vereador Professor Riverton posicionou-se contra um projeto que está em tramitação na casa, com referência ao o Projeto de Lei (PL), número 10.335/21, que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de exame toxicológico para detectar o uso de drogas ilícitas pelos professores da Rede Municipal de Ensino (Reme).


Em seu discurso Professor Riverton saiu em defesa dos educadores da capital. “Para ser um legislador é preciso entender as necessidades da sociedade, se faz necessário conhecer nossa gente e principalmente ter respeito por todos. Os professores estão sendo atacados vergonhosamente por esse projeto de lei que marginaliza o educador, sou extremamente contrário.”.


Na justificativa da propositura do projeto o autor usa como base dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), divulgada no mês de setembro de 2016 pelo IBGE, que entrevistou jovens concluintes do 9º ano do ensino fundamental, com idades entre 13 (treze) e 15 (quinze) anos, verificou que o aumento do consumo de drogas ilícitas durante o período de 2012 até 2016 subiu de 7,3% para 9%, para Professor Riverton os dados não justificam o projeto.



“Não entendo essa justificativa, por que o autor está ligando esses números aos educadores, exigir que nossos valorosos professores e professoras realizem esse exame, é demonstrar tremenda falta de empatia e extremo desconhecimento de quem são os educadores de nossa capital, não entende que o ofício de educador se estende além da sala de aula, não conhece a vida e a rotina de um professor, muito menos, os esforços de adaptação, para que a educação seguisse de forma plena, mesmo em tempos de pandemia.”.


O vereador expôs sua indignação durante o uso da palavra livre na sessão. “Acredito que não terá sequência esse projeto de lei. Pois tenho certeza de que essa casa de leis agirá com justiça e responsabilidade, como sempre o fez. Educador saiba que estou em sua defesa, sou professor, e por meio desta casa de leis como Vereador, busco por uma educação de excelência, com o professor sendo valorizado e respeitado.”, salientou o vereador. O projeto de lei está em tramitação interna na Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final, que tem até o dia 3 de novembro, para emitir um parecer sobre o projeto. 




Johnny Gomes


Assessor de Imprensa do Vereador

Nenhum comentário: