terça-feira, 5 de outubro de 2021

Vereador Professor Riverton faz alerta : Mesmo rico em águas Mato Grosso do Sul não está longe da crise hídrica,

 



                                              Foto; Johnny Gomes


O Brasil está passando pela pior crise hídrica dos últimos 91 anos, somando o armazenamento dos reservatórios de água atualmente o país está abaixo de 20% da capacidade total. Há menos de um mês o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que a falta de chuva é um dos principais motivos para o atual cenário, e recomendou em seu pronunciamento que a população pratique o consumo consciente e economize, pois a atual situação exige isso.


Por conta da falta de chuvas alguns reflexos já começam a interferir no cotidiano das pessoas, como foi o caso da nuvem de poeira gigante que se formou no interior de São Paulo e Minas Gerais na última semana de setembro.


Ainda na região Centro-Oeste o nível do Lago de Furnas segue caindo a cada medição feita pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), atualmente o volume útil da represa está 14,15%, menos da metade do aceitável que seria 30%. Atingindo níveis extremamente baixos, a consequência já é sentida no bolso do consumidor com a elevação do valor da energia elétrica, colocando em risco atividades como o turismo, piscicultura e agricultura irrigada.


Toda essa situação levanta a questão de como Campo Grande se encontra dentro deste cenário, atento ao tema o Vereador Professor Riverton, já vem acompanhando o assunto e já estuda possibilidades para propor medidas para preparar a cidade para os impactos dessa crise. “Acredito que por estarmos em um estado rico em água doce, leva mais tempo para as pessoas tomarem consciência da situação enfrentada pelo país, mas a crise está ai, e devemos ficar atentos a isso, e contribuir da forma que pudermos, por exemplo, economizando no consumo de água e fazendo-o da forma mais consciente possível.”, salientou.


O projeto de número 10.304/2021 de autoria de Professor Riverton, dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação das contas mensais de água e energia elétrica, instituindo medidas de economia para as edificações que estejam sob a responsabilidade de órgãos pertencentes ao Poder Público Municipal, de Campo Grande/MS, e dá outras providências.


O vereador acredita que com a divulgação das contas ficará mais fácil manter o controle e também a fiscalização do consumo de cada unidade, assim será possível analisar o gasto e verificar a possibilidade de economia através do consumo consciente. “Quero que cada unidade promova a economia a partir do entendimento do seu consumo, esse projeto vem de encontro com as questões relacionadas ao meio ambiente e ao consumo sustentável, sigo trabalhando por sua aprovação.”, comentou.


Propondo esta lei o vereador pretende dar mais clareza aos gastos públicos. “Vemos campanhas de conscientização voltadas para o consumo em residências, esse tipo de atitude deve ser difundida para toda população, neste sentido acredito que o poder público deve ser exemplo, minha intenção é fomentar o consumo consciente a partir da divulgação do consumo de cada instituição, isso está exposto já no primeiro artigo deste projeto de lei que propus, espero que consiga a aprovação e que com esse controle promova essa economia para cada instituição.”, frisou o vereador.


Eleito principalmente pela bandeira da educação, com o projeto de lei Professor Riverton deixa claro que suas preocupações vão além das causas educacionais, alcançando outros aspectos que envolvam a população campo-grandense. O projeto está em tramitação na casa de leis do município, passou pela procuradoria e segue para a Comissão Permanente de Justiça e Redação Final (CCJ).


Johnny Gomes


Assessoria de Imprensa do Vereador

Nenhum comentário: