quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Rúcula: benefícios para a saúde

 



Nutricionista


A rúcula é um vegetal verde-escuro rico em vitaminas A e C e compostos fenólicos, como luteína e zeaxantina, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar a saúde dos olhos, controlar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, a rúcula possui também minerais como potássio e cálcio, necessários para a regulação da pressão arterial, e fósforo, magnésio e vitamina K, essenciais para a saúde dos ossos.


Esse vegetal é uma boa opção para enriquecer a dieta com vitaminas e minerais, além de ser rico em fibras e ter poucas calorias, podendo ser consumido em dietas de emagrecimento, na sua forma crua ou refogada em saladas ou sopas, por exemplo.


A rúcula pode ser encontrada em supermercados ou mercearias e deve fazer parte de uma dieta saudável e balanceada para obter seus benefícios.


Os principais benefícios da rúcula são:


1. Ajuda a emagrecer

A rúcula tem poucas calorias, cada 100 g de folhas cruas ou cozidas tem aproximadamente 29 calorias, o que pode ajudar em dietas de emagrecimento. Além disso, possui fibras que aumentam a sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir a fome e a perder peso.


2. Regula os níveis de açúcar no sangue

Alguns estudos mostram que além das folhas da rúcula, o extrato e o óleo extraídos da semente da rúcula podem aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue por conter ácido alfa-lipóico na sua composição com potente ação antioxidante, o que reduz o estresse oxidativo nas células que causam distúrbios metabólicos. Assim, a rúcula pode ser uma importante aliada na prevenção e no tratamento do diabetes.


Além disso, a rúcula é rica em fibras que regulam a absorção de carboidratos pelo intestino, o que ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue e a melhorar a resistência à insulina.


3. Controla a pressão alta

A rúcula contém grandes quantidades de nitratos e potássio, que são substâncias que ajudam a aumentar o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com mais facilidade, ajudando a diminuir a pressão arterial, o que pode ser muito útil para pessoas que tem pressão alta.


Além disso, o magnésio e o cálcio presentes na rúcula agem inibindo a liberação da norepinefrina, um neurotransmissor responsável por aumentar a pressão arterial, e assim, também contribui para reduzir a pressão sanguínea.


4. Protege contra doenças cardiovasculares

A vitamina C, a luteína e a zeaxantina, presentes na rúcula possuem ação antioxidante, ajudando a reduzir os danos causados pelo estresse oxidativo nas células dos vasos sanguíneos, o que pode causar espessamento das paredes das artérias e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.


Além disso, a vitamina K presente na rúcula previne a calcificação das artérias e as fibras ajudam na redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos, que são responsáveis por formar placas de gordura nas artérias, pois diminui a absorção de gorduras provenientes da alimentação, protegendo contra doenças cardiovasculares.



5. Melhora a saúde dos olhos

A rúcula é rica em antioxidantes como a luteína e a zeaxantina que agem combatendo radicais livres que podem causar danos nas células dos olhos e, por isso, ajudam a melhorar a visão e a saúde dos olhos.


Além disso, a rúcula possui grandes quantidades de caroteno e vitamina A, que são importantes para ajudar a manter as membranas das células dos olhos saudáveis e evitar problemas de visão como olhos secos, cegueira noturna ou degeneração macular relacionada à idade.


6. Mantém os ossos saudáveis

A rúcula é rica em cálcio, fósforo e magnésio, que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e a densidade óssea, mantendo os ossos saudáveis, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo, e reduzir o risco de fraturas.


Além disso, a vitamina K presente na rúcula diminui o metabolismo ósseo e melhora a absorção do cálcio da alimentação, o que contribui para manter os ossos fortes e saudáveis.


7. Retarda o envelhecimento

A rúcula é rica em caroteno e vitaminas A e C que são antioxidantes potentes, ajudando a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele.


Além disso, a vitamina C presente na rúcula ajuda a estimular a produção de colágeno pela pele, diminuindo a flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão e a vitamina A protege a pele dos danos causados pelos raios ultravioletas do sol.



8. Melhora o desempenho muscular

A rúcula é uma excelente fonte de vitaminas, fibras e antioxidantes, além de nitrato que ajuda a regular a pressão arterial e facilita o fluxo de oxigênio para os músculos, o que ajuda a melhorar o desempenho de exercícios de alta resistência por atletas esportivos. Além disso, a vitamina K na rúcula ajuda a prevenir lesões ósseas sendo seu consumo recomendado para atletas.


9. Desintoxica o corpo

A clorofila e a vitamina C presentes na rúcula ajudam o corpo a eliminar toxinas e a neutralizar metais pesados, produtos químicos e pesticidas, desintoxicando o corpo e prevenindo danos no DNA que podem causar câncer, envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.


10. Auxilia no combate ao câncer

Alguns estudos in vitro usando células de câncer em laboratório, mostram que a rúcula pode ter benefícios no combate ao câncer de mama, próstata, pulmão e pâncreas, por ser rica em glucosinolatos como sulforano e erucina, que são substâncias que contêm enxofre, essenciais para inibir enzimas que estão envolvidas na multiplicação de células cancerígenas. Entretanto, ainda são necessários estudos em pessoas que comprovem esses benefícios.


11. Ajuda a prevenir malformações do feto

A rúcula é rica em folato, um tipo de vitamina do complexo B, essencial para a produção de DNA e de outros materiais genéticos, sendo especialmente importante para mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar, pois a deficiência de folato pode causar malformações no feto como a espinha bífida, que é um defeito do tubo neural.

Nenhum comentário: