terça-feira, 19 de outubro de 2021

O novo utilitário esportivo híbrido plug-in BMW X3 xDrive30e desembarca no Brasil em três versões

 


Chamado de SAV (Sport Activity Vehicle) pela marca, seu preço inicial é de R$ 399.950

Daniel Dias/AutoMotrix

A BMW reforça sua oferta de modelos eletrificados no mercado brasileiro com o lançamento do novo híbrido plug-in X3 xDrive 30e. 


O utilitário esportivo, que o marketing da BMW prevere denominar de SAV (Sport Activity Vehicle), chega em três versões: X-Line, com preço de R$ 399.950, e as inéditas M Sport, oferecida a R$ 439.950, e M Sport Launch Edition, a R$ 449.950.


 Produzidas em Spartanburg, Estados Unidos, as três configurações se diferenciam no estilo e nos equipamentos.


 Em todas, a grade de “duplo rim”, além de ser maior, está ligada por uma moldura única. Para combinar, os faróis foram estreitados em um centímetro e, assim, ficaram mais afilados e esportivos. 


As lanternas de leds adotaram design tridimensional e têm filetes que remetem a um formato de pinça.


Há mudanças de estilo que diferenciam as três opções.



 O X3 xDrive30e X-Line tem visual aventureiro e traz detalhes de alumínio nos para-choques e soleiras, para proteções off-road. 


O para-choque dianteiro tem entradas de ar verticais nas pontas, enquanto o traseiro exibe uma moldura que envolve as saídas de escapamento. 


Os faróis full-led são de série nessa versão. 


As rodas de liga leve Y Spoke são de 20 polegadas e calçam pneus de medida diferentes na dianteira (245/45) e na traseira (275/40). 


O xDrive30e M Sport aposta no estilo esportivo, com detalhes em preto High Gloss na grade, nos para-choques e na moldura dos vidros (cromadas no X-Line). 


As saídas de ar nos para-lamas frontais são diferentes das do X-Line e ficam logo abaixo da tampa da tomada de recarga.


 O para-choque traseiro traz saídas de ar laterais e molduras duplas de escape. Outra diferença do M Sport é o uso de faróis Laserlight. 


As rodas aro 20 são Double-spoke e usam pneus com a mesma medida da outra versão. Já o X3 xDrive30e M Sport Launch Edition traz a grade frontal preta e volume limitado de unidades. 


O X3 X-Line tem cinco opções de cores: a sólida Branco Alpino e as metálicas Preto Safira, Cinza Sophisto, Branco Mineral e Azul Phytonic. 



Os revestimentos de couro podem vir nos tons preto ou mocha. O X3 M Sport soma duas opções extras de cores metálicas: Carbon Black e o novo Cinza Brooklyn. 


Os revestimentos podem vir em preto, mocha misturado a preto, preto com costuras azuis ou Oyster.

 

O que unifica as três versões é a tecnologia híbrida. São duas unidades de propulsão que podem ser utilizadas simultanea ou separadamente. 


O X3 xDrive30e conta com a combinação de dois motores para gerar força e oferecer economia de combustível. 


O propulsor a combustão é o 2.0 TwinPower Turbo de 184 cavalos e 35,5 kgfm de torque, que recebe a força do elétrico para gerar a potência combinada de 292 cavalos e chegar a 42,5 kgfm de torque total. 


O motor a combustão é associado ao câmbio automático de 8 marchas e repassa a força para as quatro rodas graças ao sistema de tração integral xDrive. 


De acordo com a BMW, o carro acelera de zero a 100 km/h em 6,1 segundos, com a velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, como em todos os modelos da BMW atualmente.


De acordo com a situação exigida, o motor elétrico do X3 xDrive30e pode movimentar o modelo até a autonomia estimada de 46 quilômetros (ciclo WLTP), com velocidade de até 135 km/h. 


Para maior segurança dos pedestres, o SAV híbrido plug-in gera um ruído artificial para alertar as pessoas em volta a até 30 km/h. O tempo aproximado de recarga no Wallbox é de três horas. 


No carregador portátil de 120 volts, são cerca de nove horas, tempo que baixa para cinco horas e meia com 220 volts. 


O modo Battery Control recarrega o veículo por meio do motor a combustão e mantém a carga desejada para as baterias de 30 a 100%. 


O SUV é movido pelo motor a combustão até atingir o nível desejado das baterias. 


Os modos “Sport” e “Sport Plus” permitem que os motores trabalhem em conjunto para oferecer a melhor performance, além de ajustar os amortecedores e respostas do motor e do câmbio para entregarem uma experiência mais esportiva. 


É possível personalizar o comportamento de cada um desses componentes no modo “Individual”.



Todas as informações de condução são exibidas no BMW Live Cockpit Professional, com duas telas de 12,3 polegadas do quadro de instrumentos e da central iDrive. 


É possível se comunicar diretamente com a assistente Alexa (Amazon) e com o Android Auto e o Apple CarPlay. 


O BMW Intelligent Personal Assistant pode ser ativado pela frase “olá, BMW” ou qualquer outra que esteja programada. 


A tecnologia é capaz ainda de aprender os hábitos do motorista e adaptar suas funções, como por exemplo, ajustar automaticamente o aquecimento dos bancos para certa temperatura. 


O sistema se soma ao BMW Connected Drive, um pacote de tecnologia que atualiza remotamente o carro, acessa o serviço de concierge e as informações do trânsito em tempo real. 


O BMW Teleservices envia mensagens automáticas sobre o estado do veículo com base no uso, possibilitando agendar serviços na concessionária mais próxima. 


Também é possível acionar o “SOS” em uma emergência ou acidente. 

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