quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O novo queridinho da Toyota, o Corolla Cross se mostrou econômico e eficiente durante o teste

 




O novo SUV da marca fabricado no Brasil, já acumula mais de 23 mil unidades vendidas


 Leandro Gameiro

A Toyota possui alguns modelos que são icônicos: alguns são os mais vendidos, outros são os mais desejados – e o Corolla Cross se enquadra neste último quesito. O modelo possui mecânica confiável, conforto e tudo o que é necessário para o dia a dia, mas nada além do que é preciso. Com poucos mimos, ele mantém a tradição da marca e não esbanja muito perto dos concorrentes, mas, em contrapartida, surpreende em economia, conforto e dirigibilidade.  


A versão avaliada foi a XRE flex, nem topo nem de entrada: está no meio termo e, por isso, entre as versões do modelo, é a que tem a maior fatia de mercado.


Lançado em março, o Corolla Cross já acumula mais de 23 mil unidades vendidas. Hoje, os preços estão partindo de R$150.290 na versão XR, que é a de entrada dos modelos flex. Nas versões híbridas, temos a XRV, a XRX e a Special Edition, com os preços partindo de R$185.790, podendo ultrapassar os R$199.000. Já a versão avaliada tem preço sugerido de R$162.940. Vale informar que esses valores estão no site oficial da Toyota do Brasil.



Motor confiável e econômico


O motor 2.0 flex da marca japonesa é consagrado, rendendo até 177 cv quando abastecido com etanol. Com torque de 21,4 kgfm a 4.400 rpm, a transmissão que acompanha o carro é a CVT Direct Shift, simulando 10 marchas.


 


Tecnologia e tradição

O SUV é produzido no Brasil, tendo diversos itens que chamam atenção, como iluminação full LED na dianteira e chave presencial – a partir do modelo XRE –, além de direção elétrica, computador de bordo com visor multifunção de 4,2”, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor com rebatimento elétrico, vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento e volante multifuncional. Esses são alguns elementos do carro avaliado. No quesito segurança? Toda aquela sopa de letrinhas, sete airbags e câmera de ré para todas as versões.



Na prática

No total, foram mais de 2.600 quilômetros a bordo do Corolla Cross. De cara, já deu para sentir a falta de um pouco mais de espaço. Afinal, estávamos em três adultos e um bebê. Saímos de Campo Grande (MS) em direção a Aparecida (SP).  


Carro carregado e abastecido com etanol, deu para notar que o motor e o câmbio fazem um ótimo trabalho e, por isso, o consumo ficou na casa dos 9,5 km/l. De Aparecida, seguimos para o litoral norte de São Paulo, e, por ser um percurso teoricamente perigoso, optei pela gasolina, pois assim teria uma maior autonomia. Como já havia rodado mais de 1.200 km com etanol, já estava testado e aprovado. De cara, notei que o desempenho continuou muito parecido, porém, mais econômico, mesmo tendo percurso de serra, fazendo 13 km/l carregado e com quatro pessoas.


Em 2.645 km percorridos, a média no computador de bordo ficou em 11 km/l, pois não foi zerado quando o combustível foi mudado. A falta de espaço nem incomodou, pois tínhamos central multimídia de 8” com espelhamento de smartphone por meio de cabo. A parte boa é que mantém o telefone carregado, e a parte ruim é que o cabo é necessário.  


O ar-condicionado funciona bem e tem comando digital, mas, na versão XRE, é uma zona só, com saídas para quem vai no banco de passageiros. O sistema de iluminação é muito eficaz e passa segurança. Por ser uma versão intermediária, ele é bem completo, mas não tem como não sentir falta de alguns mimos, em comparação com alguns concorrentes: o piloto automático poderia ser adaptativo ou, pelo menos, ter frenagem de emergência. 


O modelo tem câmera de ré e sensor na traseira, mas não tem na dianteira. Falando em dianteira, para quem vai na frente, apenas uma saída USB, porém, no console existe uma saída de 12 v. Para quem vai atrás, são duas saídas USB. O carro está aprovado. Com certeza, vale o test drive e tem muitos mais pontos favoráveis do que contrários. Mas é como sempre digo, o melhor carro é aquele que lhe serve e cabe no seu bolso.

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