terça-feira, 19 de outubro de 2021

Mandioca: 11 benefícios, como consumir

 


Especialista consultado Paula Flecher B. Schlobach
Endocrinologia e Metabologia - CRM 795623/
Por Heloisa Freitas -

minhavida.com.br

Mandioca, macaxeira, aipim. Como esse alimento é chamado na sua região?



Independente do nome, esse tubérculo é amado pelos quatro cantos do Brasil. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o país é o segundo maior produtor de mandioca do mundo.


Conheça mais sobre a mandioca:


O que é mandioca?

A mandioca é uma raiz tuberosa originária da América do Sul, conhecida de maneiras diferentes em várias regiões do Brasil. É um alimento rico em potássio e fibras, além de ser uma ótima fonte de vitamina C, folato, saponinos e resveratrol.




Benefícios da mandioca

Bom funcionamento do intestino

Funções anticancerígenas

Fortalece o cabelo

Benéfica para os olhos

Alivia os sintomas da artrite

Previne a anemia

Ação anti-inflamatória e antioxidante

Ameniza os danos de raios ultravioletas na pele

Reduz o colesterol

Bom para praticantes de atividades físicas.

Bom funcionamento do intestino: "As pessoas que geralmente têm o intestino preso é por não estarem trabalhando corretamente o movimento peristáltico, e isso retarda a digestão. E a mandioca por ter potássio, auxilia na contração muscular", explica o nutricionista Carlos Cristovão.



Funções anticancerígenas: a mandioca tem vitamina C, um antioxidante que ajuda a combater algumas patologias e a aumentar o sistema imunológico, agindo no combate ao câncer.


Fortalece o cabelo: por ser um alimento rico em nutrientes, ela auxilia sim no fortalecimento dos cabelos.


Benéfica para os olhos: é um alimento que contém vitamina B1, que neutraliza doenças como glaucoma e catarata. Não é que ela previne, mas ela não deixa essas doenças evoluírem.




Alivia os sintomas da artrite: a mandioca contém um componente chamado saponina, que melhora o estado das articulações que estão afetadas pela artrite, por que limita ou freia sua deterioração.



Previne a anemia: a mandioca possui ferro e folato, nutrientes muito importantes na prevenção de anemias.


Ação anti-inflamatória e antioxidante: a mandioca contém saponinos e polifenóis, o que garantem a ação anti-inflamatória.




Ameniza os danos de raios ultravioletas na pele: estudos indicam que o resveratrol é capaz de retardar ou reverter os efeitos deletérios decorrente da radiação ultravioleta, sugerindo sua ação como filtro solar contra a radiação UV.


Reduz o colesterol: devido a quantidade de fibras que a mandioca possui, ela atua de forma benéfica diretamente no intestino, ajudando a diminuir a glicemia e o colesterol no sangue.


Bom para praticantes de atividades físicas: por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, fonte de vitaminas e minerais, a ingestão da mandioca é fonte de energia para antes do treino e no pós-treino.



Consumo de mandioca na gestação

O consumo feito com moderação é indicado para gestantes, segundo Thayana.


"É benéfico ao intestino já que na gravidez o órgão fica mais lento. A mandioca também possui folatos que auxiliam na formação do tubo neural no feto. E, por fim, fornece uma boa quantidade de energia para a mãe e para o bebê sem causar picos de glicemia, prevenindo o diabetes gestacional", explica.


Mandioca na alimentação infantil

Leticia recomenda que a mandioca seja introduzida na alimentação infantil junto com primeiras papinhas, que geralmente são oferecidas à criança a partir do 6º mês.



"Recomendo variar com batata, mandioquinha e inhame. Por ser rica em fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, a mandioca só faz bem à saúde das crianças", complementa.


Contraindicações da mandioca

Não existe nenhum tipo de contraindicação para o consumo desse alimento, mas um cuidado importante precisa ser tomado.



"A mandioca não pode ser consumida crua", alerta a nutricionista.



Algumas espécies de mandioca possuem uma substância chamado ácido cianídrico, que pode causar intoxicação por ingestão.


"Nas espécies de mandioca mais populares do Brasil, chamadas de mandioca de mesa, a concentração de ácido cianídrico é insignificante. Na espécie conhecida como mandioca brava há uma quantidade maior desta toxina e, se ela não for bem cozida ou consumida crua, pode provocar uma intoxicação", complementa.

Nenhum comentário: