segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Descubra quais são os benefícios da cerveja na saúde

 



Conheça como a cerveja pode reduzir estresse, melhorar fertilidade e até diminuir chances de ataques cardíacos

Por Redação NSC

Gelada, loirinha, breja ou simplesmente: cerveja! Não importa como você chama esse líquido precioso. O que importa mesmo é o quanto essa bebida é adorada por milhões de consumidores. Convenhamos, a cerveja faz parte do time das paixões nacionais. Por isso, confira abaixo o comentário de Guigo Fernandes sobre os benefícios da cerveja na saúde. 



Eu costumo falar que beber cerveja tem inúmeros pontos positivos no meu cotidiano, a começar pelo papel social que ela proporciona. Reunir os amigos para jogar conversa fora com boas risadas e acompanhado de um gelado copo de cerveja é, sem dúvida, uma das coisas que mais gosto de fazer.



Depois que comecei a apreciar e entender um pouco mais sobre cerveja, fui atrás dos benefícios que ela pode trazer para saúde do homem e, pasmem, seu consumo moderado faz maravilhas. Dá uma olhada no que a cerveja pode proporcionar a você:


Reduz o estresse

Isso é praticamente incontestável, né! Basta alguns goles, e o amigo já se sente mais calmo, relaxado e com aquela sensação de leveza sob os ombros. A redução dos níveis de estresse foi constatada também em pesquisas científicas. 



O Instituto de Ciências da Faculdade de Medicina Clínica Alemã, em pesquisa publicada em 2009, relatou que a famosa geladinha é responsável pela redução do estresse oxidativo, devido ao seu potencial antioxidante. 


A cerveja contém, ainda, dois compostos, o ácido nicotínico e a lactoflavina, que ajudam a promover uma boa noite de sono. Há quem use a cerveja até para escaldar os pés após um longo de dia de trabalho, você acredita?! Dizem que a efervescência e a composição da bebida ajudam na redução do inchaço e promove relaxamento nos pés.



Aumento da fertilidade nos homens

Por essa você não esperava, não é?! O Portal Dailymail publicou uma pesquisa que diz que beber cerveja aumenta a fertilidade nos homens. A teoria mais aceita que explica isso é que a redução do estresse interfere ativamente na produção de espermatozoides, que são as células reprodutivas masculinas. O estudo mostra que homens que incorporaram moderadamente a cerveja no consumo diário aumentam a produção de espermatozoides em até 50%. Curioso, não?


Reduz problemas cardíacos

Centenas de estudos comprovam que o consumo moderado da cerveja é capaz de diminuir o risco de ataques cardíacos e morte por doença cardiovascular em 25 a 40%. Isso porque há uma maior produção de HDL, o colesterol bom, que previne o entupimento de gorduras nas artérias. Por consequência, a pressão arterial é reduzida, evitando infartos. A cerveja possui ainda significantes níveis de vitamina B6, que evita que a homocisteína, substancia produzida pelo corpo humano, se acumule também nos vasos sanguíneos. Mas calma, não vá encher a cara achando que vai garantir saúde.



Melhora a saúde cerebral

Você sabia que beber uma latinha de cerveja por dia, aliado a uma dieta equilibrada, pode prevenir doenças como a demência senil e o Mal de Alzheimer? É o que aponta os estudos do Jornal of Agricultural and Food Chemistry. Isso porque a cerveja é rica em antioxidantes que retardam o processo de envelhecimento celular. Além disso, o silício, metal contido na cerveja, auxilia na proteção do cérebro contra malefícios causados por alumínio no corpo, que é apontado como uma das causas de ocorrência da doença.


Reduz os riscos de desenvolver um câncer

O lúpulo, insumo básico para a produção de cerveja, contém uma substância chamada xanthohumol, que desempenha um papel preventivo fundamental quando se trata de evitar alguns tipos de câncer. Isso foi constado pelo Centro Germânico de Prevenção ao Câncer e divulgado pelo Centro de Oncologia e Hematologia Multihemo. E olha que interessante esta dica: um estudo descobriu, também, que quando marinamos carne com cerveja, eliminamos quase 70% dos agentes cancerígenos, produzidos quando a carne é frita. Bacana, né?!



Ajuda na saúde da pele

O que vai ter de marmanjo querendo fazer hidratação na pele e nos cabelos agora vai ser bonito de ver. Saiba você que a cerveja e seus componentes vitamínicos do complexo B desempenham um papel importante na reparação de células do seu corpo. Seus antioxidantes melhoram a saúde da pele, ajudando a remover as impurezas e estimulando novo crescimento celular. 


A cerveja, ainda, é um condicionador de cabelo natural. Algumas gotas de cerveja são o suficiente para domar aquele cabelo selvagem. Você também pode misturar 3-4 gotas de cerveja em seu xampu a fim de obter um cabelo brilhante. De fato, a cerveja é um ingrediente em muitos dos tratamentos que vai encontrar em spas europeus.



Recado importante sobre a cerveja

Vale ressaltar que, para garantir que haja esses benefícios, deve-se evitar os excessos. Como é uma bebida alcoólica, a cerveja, se consumida desenfreadamente, traz riscos à saúde. Então, não exagere! Consuma consciente e aproveite os benefícios que a cerveja pode te proporcionar.

Nenhum comentário: