quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Com show de Delinha e oficinas, MS tem eventos para comemorar os 44 anos

 


Prestes a completar 44 anos desde que se tornou um Estado Independente, Mato Grosso do Sul está promovendo uma série de eventos para celebrar a chegada do seu aniversário, no dia 11 de outubro. A agenda conta com shows de Delinha, oficinas artesanais, aulas de dança e muito mais.


Segundo a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) esta semana acontecem as oficinas online de artesanato. Já no dia 10 haverá o espetáculo de dança do ventre com o Studio Nidal Abdul, na Concha Acústica Helena Meirelles, enquanto no dia 11 é a vez de subir ao palco da Concha a cantora Delinha e seus convidados.


A partir do dia 12, a Gerência de Patrimônio Cultural exibe uma sequência de lives sobre Cultura, Gestão e Memória em MS; também no dia 12, haverá a exibição de documentários no Autocine produzidos durante o curso ministrado pelo MIS e TVE, a partir das 19 horas. Junto com as apresentações dos shows na Concha, haverá uma Feira de Artesanato em parceria com as associações do setor.


As oficinas online do edital artesania acontecem pela manhã, das 9 às 11 horas e no período da tarde, das 15 às 17 horas. As oficinas serão transmitidas diretamente do auditório da TVE para o Youtube da Fundação de Cultura e do Sebrae, e também para o Facebook da Fundação de Cultura.


Confira a programação completa abaixo:


05/10 – terça-feira

As oficinas do Artesania online continuar nesta terça-feira (5) às 17h com o tema “Modelagem da onça pantaneira com filhote na boca”, ministrada por Rodrigo Avalhães Marçal, de Campo Grande.


06/10 – quarta-feira

Quarta-feira, dia 6, será a vez de aprender a fazer “Mosaico” com Alice Sales Trouy, de Campo Grande, pela manhã; à tarde o tema será “Nossa Senhora Regional”, com a artesã Betty Marques, de Campo Grande.


07/10 – quinta-feira

O último dia do Artesania será a quinta-feira, 7 de outubro, que traz ao público a oficina “Charme Pantaneiro”, no período da manhã, com a artesã Isabel Muxfeldt; à tarde, Leslie Bassi Gaffuri, de Campo Grande, vai ministrar “Arte em Argila”.


10/10 – domingo

No domingo, 10 de outubro, às 19 horas, o Studio Nidal Abul de dança do ventre apresenta o espetáculo “Nosso Mato Grosso do Sul”, homenagem prestada à cultura sul-mato-grossense.


Todos os temas são músicas regionais e/ou regravações de versões feitas por músicos sul-mato-grossenses, unindo a música regional e a dança oriental, já que em nosso Estado, cerca de 5% da população é composta por árabes ou árabe-descendentes, porcentagem alta em comparação a outras regiões do país. O espetáculo será híbrido, com a possibilidade de público presencial e transmissão ao vivo pelos canais virtuais.


11/11 – segunda-feira

Já o show musical em homenagem à cantora Delinha, embaixadora cultural de Mato Grosso do Sul, será no dia 11 de outubro, a partir das 19 horas. Com aproximadamente uma hora e quarenta minutos de duração, artistas locais de diferentes gerações e estilos musicais farão dueto com a anfitriã Delinha.


Os convidados que vão cantar com a Delinha são: João Paulo, Castelo, Beth & Betinha, Aurélio Miranda, Celito Espíndola, Filho dos Livres, Begèt de Lucena, Ton Alves, Karla Coronel, Alba Lessa (Três Lagoas), André Stábile, Negabi, Rodrigo Teixeira, SoulRa (Dourados), Andressa Chinzarian, Jerry Espíndola e Chalana de Prata. O show será híbrido, com a possibilidade de público presencial e transmissão ao vivo pelos canais virtuais.


No dia, também será realizada a Feira de Artesanato e Moda Autoral MS ao lado do palco. Serão duas tendas com peças da nossa terra, produzidos por nossos criativos artesãos, que estarão disponíveis para compra durante os dois eventos, das 16 às 22 horas.


12/10 – terça-feira

No dia 12 de outubro, às 19 horas, no Auto Cine da UFMS, haverá o lançamento dos Documentários MS em Imagens e Sons produzidos durante o curso Ministrado pelo MIS e TVE Cultura - Prêmio Darcy Ribeiro e entrega dos certificados aos participantes do curso.


13/10 a 15/10

Encerrando a programação, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul vai exibir uma série de lives, do dia 13 ao dia 15, sempre às 19 horas, sobre “Cultura, Gestão e Memória em MS”.


As lives serão transmitidas diretamente da Biblioteca Pública Estadual Isaias Paim ao vivo para os canais virtuais.

Nenhum comentário: