quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Brasil tem primeiro drone 100% conectado à tecnologia 5G

 


Equipamento faz mapeamento de alta precisão e controle em tempo real
Por:  -Eliza Maliszewski

O Brasil já conta com o primeiro drone totalmente conectado na tecnologia 5G. O equipamento foi desenvolvido em uma iniciativa da empresa de tecnologia Ericsson e com o grupo sucroenergético São Martinho, em parceria com a Vivo Empresas.


Trata-se do modelo Nauru 500C, fabricado pela XMobots, especializada na fabricação de drones. O equipamento pode ser usado para o agronegócio e por outros setores também. O primeiro local selecionado para a implantação da tecnologia 5G de comunicação foi justamente na Usina São Martinho, em Pradópolis (SP). Para evitar a construção de outras torres de transmissão no local, foi adotada a solução Microwave Ericsson MINI-LINK, que permite a interligação via microondas para as áreas remotas estratégicas e que elimina o risco de rompimento de fibra óptica por alguma máquina no campo.



O 5G permite ao drone realizar um mapeamento de alta precisão com transmissão de vídeo e com controle em tempo real de todo o processo de captura de imagens. Com a alta velocidade e baixa latência do 5G, a câmera embarcada no drone tem também a capacidade de realizar live streaming em tempo real e com imagens de alta definição.


A tecnologia empregada potencializa aos agricultores eficiência nos processos e nas operações. Entre outros benefícios e vantagens, os drones serão ainda mais precisos nos desafios do campo como na detecção de plantas daninhas, no controle inteligente de pragas ou para a localização e identificação de focos de incêndio em canaviais.


O drone em questão tem autonomia de 4 horas de voo e pesa cerca de 25 kg. Atinge até 60km e opera com potência híbrida: bateria+combustão, podendo alcançar 15 mil hectares por voo.


"Hoje, nossos drones permitem trazer a melhor produtividade para as missões, sejam agrícolas ou não, reduzindo o tempo das operações e análises, de dias para poucas horas. E com a disponibilidade de conectividade às redes móveis, a produtividade e eficiência oferecidas só tendem a aumentar", conclui Giovani Amianti, CEO da XMobots.

Nenhum comentário: