quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Após soltura de Mosquitos com Wolbachia, relatório aponta resultados animadores em relação a dengue

 

Foram soltos 20 milhões de mosquitos em 30 bairros de Campo Grande


Relatório entregue ontem (20) pela WMP Brasil/Fiocruz, responsáveis pelo Método Wolbachia, à Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que resultados do estudos são animadores.


Estima-se que foram soltos 20 milhões de wolbitos, como é chamado o mosquito, em mais de 30 bairros de Campo Grande, atingindo quase 200 mil pessoas.


O projeto visa reduzir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti:  Dengue, Zika e Chikungunya.



Segundo o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, os resultados foram bons e representam alívio para o Estado que sofre há anos com a doença.


“Estamos entusiasmados com os resultados deste projeto, perto de completar um marco histórico, com um ano da Biofábrica. Assim, queremos evoluir e expandir essa iniciativa para outras cidades do Estado”, disse. 



De acordo com o gestor da WMP/Fiocruz no Brasil, Gabriel Sylvestre, o mosquito se estabeleceu bem na cidade, o que mostra os índices. 


“Após a soltura, a gente espera que o wolbito se estabeleça, cruze e tenha filhotes com a Wolbachia. Assim, constatamos que há bairros com excelentes nos resultados com índice de 60%”, afirmou. 


“Na primeira fase foram 10 milhões de mosquitos liberados e na segunda fase estamos perto de completar nove milhões. É importante ressaltar, que eles não foram liberados tudo de uma vez. Isto é fruto de cinco meses de trabalho intenso”, continuou.


Método

Campo Grande foi escolhida para receber o estudo devido a sua quantidade populacional  que vinha sofrendo com a alta incidência de Dengue.


Após determinado período, os mosquitos vão se cruzando, no qual resultará em uma grande porcentagem do mosquito naquela localidade com a Wolbachia.


A Wolbachia é uma bactéria presente em 60% dos insetos da natureza, mas que não estava presente no Aedes aegypti. 


Quando presente, ela impede que os vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela se desenvolvam dentro do mosquito.


Com informação do portal Correio do Estado

Nenhum comentário: