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terça-feira, 9 de julho de 2019
Empresa da Capital irá elaborar projeto para corredor de ônibus
A empresa Schettini Engenharia, de Campo Grande, irá elaborar projeto executivo para requalificação do corredor exclusivo para ônibus de transporte coletivo sul, na Rua Rui Barbosa, região central de Campo Grande. O contrato de R$ 621.227,22 será pago pelo financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) para o projeto Reviva Centro está inscrito. A concorrência era internacional.
Conforme publicado na edição desta terça-feira, do Diário Oficial do município, a empresa concorreu com outras 11: as brasileiras Maia Melo Engenharia; TPF Engenharia; Arquiteto Pedro Taddei e Associados ; Engevix Engenharia e Projetos S.A; Quanta Consultoria LTDA; GEOTEC Consultoria; Beck de Souza Engenharia; COBRAPE Cia Brasileira de Projetos e Empreendimentos; ECR Engenharia LTDA e Urbaniza Engenharia Consultiva, e a portuguesa Consulgal Consultores de Engenharia e Gestão S.A. A Schettini Engenharia obteve pontuação 10, a maior verificada na concorrência.
Desde junho do no passado, quando as obras do Reviva Centro começaram a ser executadas na Rua 14 de Julho, várias linhas de ônibus tiveram o itinerário transferido para a Ru Rui Barbosa, devolvendo a via o título de principal corredor de transporte coletivo da Capital, como verificado entre os anos 90 e o início dos anos de 2000.
De acordo com a coordenadora da Central de Programas e Projetos Especiais da prefeitura, Catiana Sabadin, a empresa tem 120 dias para elaborar o projeto. “A obra da Rui Barbosa começará assim que terminar a 14 de Julho”.
A revitalização da Rua 14 de Julho é a primeira etapa do projeto Reviva Centro. Do total de US$ 56 milhões (cerca de R$ 200 milhões) emprestados do BID para execução das obras , R$ 49,2 milhões serão aplicados na revitalização da Rua 14 de Julho. O prazo total para execução desta etapa é de 22 meses.
CORREDORES
O primeiro projeto de implantação de corredor exclusivo para ônibus está sendo executado nas ruas Brilhante, Guia Lopes, Marechal Teodoro e Avenida Bandeirantes, região sudoeste. O projeto prevê requalificação num extensão de 12 quilômetros ao custo de R$ 23,5 milhões, provenientes do governo Federal (PAC Mobilidade) e da prefeitura.
Também com recursos do PAC, a prefeitura contratou, em maio deste ano, a empresa Equipe Engenharia para implantar corredor de transporte coletivo na rua Bahia, região central da Capital. O recurso investido será de R$4.392.305,41 milhões.
A obra prevê a execução de 1 ,2 km de microdrenagem e recapeamento de 1,75 km a serem executados até 2020.
Na Rua Calógeras, os estudos para implantação de corredor exclusivo para ônibus foram retomados em 2018. No entanto, ainda não foi aberta licitação iniciar as obras.
PAC MOBILIDADE
Ao todo, a prefeitura tem disponível, desde 2012, R$ 181 milhões em verbas do governo federal para execução do programa PAC Mobilidade. Em razão da falta de envio de documentos, entre outros problemas, a administração municipal quase perdeu o dinheiro e poucos projetos previstos foram de fato realizados.
O pacote inicial pressupõe a construção de quatro terminais, a reforma de outros oito, a criação de quatro corredores exclusivos para ônibus, o viaduto na rotatória na Avenida Gury Marques e a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO), que calcula aumento de até 20% na velocidade média dos ônibus.
Com informação do Portal Correio do Estado
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