sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Festival América do Sul 2023 em Corumbá nesta sexta feira

 

                                            Foto: Vaca Azul

Festival América do Sul 2023 – Com uma programação repleta de dança, teatro, contação de história, exposições, mostras, música, Corumbá recebe o Festival América do Sul 2023 neste final de semana.


8h/13h

orumb

Artesanato


Local: Moinho Cultural – R. Domingos Sahib, 300 – Beira-Rio, Corumbá – MS, 79300-130


Encontro de negócios com expedição de lojistas brasileiros do setor artesanal, palestra de design e moda, e bate papo sobre design e mercado.


8h  às 11h


Oficina educação patrimonial – Vanessa e Sarita


Local: Escola Municipal Dr Cássio Leite de Barros – R. Mal. Floriano – Nova Corumbá, Corumbá – MS, 79321-220


A ação envolverá parceria com a comunidade escolar (municipal/estadual) com objetivo de que todos conheçam e aprendam a grande importância do Casario do Porto Geral para a cidade de Corumbá e seus moradores. O Casario do Porto Geral é um patrimônio que guarda parte da história e da formação da cidade e deve ser preservado. Metodologia: Explanação teórica, produção prática e exposição dos trabalhos.


8h às 17h


Tenda dos Saberes


Local: Praça General Ponce


Privilegiando a cultura Indígena e Quilombola a Tenda dos Saberes Tradicionais é um espaço onde será disponibilizado para venda artesanatos e pratos tradicionais. O objetivo é valorizar e dar visibilidade aos saberes e práticas culturais indígenas e quilombolas, promovendo o intercâmbio de culturas presentes no estado Mato Grosso do Sul.


8h


Literatura


Quebra-torto com Letras


Local:  Moinho Cultural – R. Domingos Sahib, 300 – Beira-Rio, Corumbá 


O Quebra-torto é o mais típico café da manhã pantaneiro, servido nas fazendas do Mato Grosso do Sul antes da lida no campo. É composto por ingredientes que seriam mais comuns em um almoço bem-servido. Conhecido em todo território sul-mato-grossense a composição é sempre rica e saborosa. No Festival o Quebra-Torto ganha nuances literárias ao trazer, para este momento de compartilhamento, a presença de escritores das diversas regiões latino-americanas para apresentarem suas obras e protagonizar debates e reflexões acerca de temas da atualidade. Com Miriam Alves, Lenilde Ramos e Eduardo Mendes e mediação de José Gilberto 


8:30h


Contação de história – Gleycielli de Souza Nonato


Local: Escola  Municipal Pedro Paulo de Medeiros – R. Colombo, 1050 – Centro, Corumbá – MS, 79300-080


8h30 ás 10h30


Oficina Olhar fotográfico: +60 – Bolivar Porto


Local: Moinho cultural – R. Domingos Sahib, 300 – Beira-Rio, Corumbá – MS, 79300-130


9h


Circo


Yoyo – Sebastian Godoy (Arg)


Local: EM. Prof. Djalma de Sampaio Brasil – Rua Monte Castelo, 1738 – Aeroporto, Corumbá – MS


Um baú cheio de jogos e sonhos para nos ensinar quem somos, para não esquecer a criança que há em nós e a capacidade de admiração, engenhosidade, criatividade, o que originalmente nos faz nós mesmos. Jogue apenas pela diversão de jogar. Yoyo é uma aventura sobre nós mesmos, sobre as profundezas do eu, sobre o compositor que todos nós temos dentro, sobre originalidade, não no sentido do que é novo, mas do que é totalmente e originalmente nós mesmos.


9h


Música


Catedral Erudita – Tetê Espíndola e orquestra de Câmara do Pantanal


Local: Catedral N. Sra da Candelária – Praça da República, 2-160 – Centro, Corumbá 


10h


Música


El Trio


Quebra – Torto Literário


Local:  Moinho Cultural – R. Domingos Sahib, 300 – Beira-Rio, Corumbá 


14h


Música


Vivência Musical “O som da nossa história Pantanal” com Romário Amorim 


Local: Escola Municipal Dr. Cassio Leite de Barros – R. Marechal Floriano, R 13, Qd 09, Nova Corumbá


O músico Romário Amorim acredita que a música é passada de geração em geração e leva para o público da Escola Municipal Dr. Cassio Leite de Barros uma imersão na música regional trazendo no bojo de sua apresentação artistas que representam uma coloração toda especial que gestaram nossa cultura.


14h 


Artes Visuais


Vivência artística “Hackeando a arte” e “Eternizando momentos com fotos instantâneas”


Local: Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Rua Pedro de Maedeiros, 941, Corumbá


O digital e o analógico podem caminhar juntos? no 17º Festival América do Sul, sim! Os artistas visuais Caio Mendes e Leandro Caamãno Natividade traz para o público de estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul uma experiência única promovendo um diálogo entre duas técnicas tão distantes. 


14h30/15h30


Literatura


Contação de Histórias – Gleycielli Nonato


Local:Escola Municipal CAIC – Dom Bosco, Corumbá  


Guadakan- o pantanal é dos originários – Gleycielli Nonato apresenta uma performance de contação de histórias, poesias e canções que contam as narrativas dos povos originários do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Um espetáculo de voz e ancestralidade, que leva através da oralidade a afirmação de guadakan (pantanal na lingua guató) como território originário e não território agro. A performance viaja ao Mar de Xaraiés, aos cânticos, línguas, misticismo e vivência dos povos indígenas dessa região.


14:30h as 16:30h


OFICINA: “LITERATURA SURDA, ADAPTAÇÕES DE CONTOS INFANTIS EM LIBRAS


Local: Casa Dr Gaby – R. Cuiabá, 1181 – Centro, Corumbá – MS, 79330-070


15h


Teatro


Abrazo – Clowns de Shakespeare 


Local: Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá 


Livremente inspirada em “O livro dos abraços”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, com roteiro dramatúrgico de César Ferrario e direção de Marco França, o grupo Clowns de Shakespeare leva para o universo da criança temas como guerras e proibições. No elenco os atores Camille Carvalho, Dudu Galvão e Paula Queiroz, se revezam entre os vários personagens da fábula. A montagem conta a história de um menino que vive em um país onde não é permitido às pessoas se abraçarem ou demonstrarem qualquer afeto. A produção faz parte da Trilogia Latino Americana dos Clowns, que conta ainda com os espetáculos “Nuestra Senhora de Las Nuvens” e “Dois amores y um bicho”.


16h


Patrimônio Cultural


Marcha Negra


Local: Praça Generoso Ponce


16h30


Dança


Ballet Folklórico de Gobernacion de Concepcion – Elenco Artístico Nacional Mita Rory (Paraguay) 


Local: Palco Artes Cênicas – Praça da Independência


A dança paraguaia marca presença no 17º Festival América do Sul, com números tradicionais que representam a força da cultura do país irmão, o Grupo Mitã Rory pretende surpreender o público com força, beleza e energia.


17h


Encontro de Cururueiros – Bruno Ferreira dos Santos


Local: Casa Dr Gaby – R. Cuiabá, 1181 – Centro, Corumbá – MS, 79330-070


17h30


Moda


Local: Chafariz do Porto Geral


Desfile Pantanal Fashion


18h


Teatro


Pelega e Porca Prenha na mata do Pequi – Grupo Ubu de Artes Cênicas


Local: Jardim Independência


“Pelega e Porca Prenha”, conta a aventura fantástica dos irmãos Adenilcio e Judelvino, que fogem do banho e se perdem na mata do Pequi, onde se encontram no meio de uma traquinagem entre a Boca de Sapo, o Curupira e a Pisadeira, personagens da cultura popular brasileira (folclore), moradores do lugar.


18h30 


Teatro


Vivência artística “Donzela” com Alessandra Tavares 


Local: Caic Pe. Ernesto Sassida – Rodovia Ramon Gomez, Km 01, Dom Bosco, Corumbá


Uma mulher se apaixona pelo então príncipe encantado, Não sabendo identificar os primeiros sinais de abuso, ainda no começo do relacionamento, se casa. O conto de fadas se torna um pesadelo. Já não sabendo como lidar com o ciclo de violência, as coisas vão evoluindo para um desfecho trágico. Qualquer semelhança não é mera coincidência. A performance cênica convida o público para refletir sobre situações cotidianas dentro de casa e formas de combater a violência.


19h


Música


Casarão Cultural


Lucas Gomes (SP)


Local:  Muhpan – R. Manoel Cavassa, 275 – Centro, Corumbá


19h30


Teatro


EPQVME- Eu Preciso Que Vocês Me Escutem – André Tristão


Local:Caixa Cênica – Oficina de Dança Rua Antônio João 90 (Centro), Corumbá


O que fazemos para conectar as nossas presenças? Que corpo é esse que se movimenta? A busca pela potencialização do corpo cênico, faz com que o ator explore em seu corpo os limites de seus dizeres. A partir do estudo da presença cênica e treinamentos corporais por meio da Técnica Klauss Vianna, diálogos corporais são desenvolvidos com o espaço e a luz a fim de criar diálogos estéticos e dramatúrgicos com a obra. “EPQVME- Eu Preciso Que Vocês Me Escutem” é um respiro em meio a tudo… Ou talvez, a própria falta de ar.


20h


Teatro


Asesinato em Besito Night Club – Brujula Teatro (Santa Cruz de La Sierra/Bol) 


Local: BAR DA KAH – Rua Delamare, 258 


Romeo Gonzáles Vaca, proprietário da ‘Besitos Night Club’, morre assassinado com uma dose de veneno. Todos são suspeitos de ter cometido o assassinato, porém, somente um teve a oportunidade e motivos suficientes para fazê-lo. O Grupo Brujula Teatro de Santa Cruz de La Sierra (Bol) traz para o público do Festival América do Sul uma linguagem de teatro intitulada Cena delito. Cena em espanhol quer dizer jantar. Num ambiente descontraído, um restaurante ou um bar, o público se envolve no mistério da morte de Romeo Gonzáles, interagindo com os atores, com conhecidos de mesa ou mesmo os desconhecidos no intuito de descobrir o verdadeiro assassino.


Atenção: Serão distribuídos 80 ingressos gratuitos. Retirada 1 hora antes do espetáculo.


20h30


Hip Hop


Entre Nessa Cypher – Coletivo Cotidiano Difícil


Local: Praça Generoso Ponce


Entre Nessa Cypher é uma apresentação que reúne os elementos principais que impulsionaram a cultura Hip Hop em Corumbá, desde os conflitos de gangues até as cyphers de Break e Rap que atualmente promovem o conhecimento e a paz. Ficha Técnica: Formiga (dançarino), Enio CRX (mc), Manw (dançarino e mc), DJ Jr, TK (dançarina), Lorra (dançarina), Ana Carolina Nabôr (dançarina), Bboy Bolinha (slammer e dançarino).


21h


Música


Dovalle


Local: Palco Integração – Praça Generoso Ponce


22h30


Música


Neguinho da Beija Flor


Local: Palco Integração – Praça Generoso Ponce


00h15


Música


Projeto Kzulo


Local: Palco do Porto – Porto Geral


01h30


Música


Moral Distraída (CHI)


Local: Palco do Porto – Porto Geral

Nenhum comentário: