G1
O cenário de desaquecimento econômico e alta de juros levou à redução da procura por crédito bancário no primeiro semestre de 2015, segundo o relatório de estabilidade financeira do Banco Central, divulgado nesta quinta-feira (1º). Mas a taxa básica de juros no maior patamar em nove anos também significou o aumento do lucro dos bancos.
Com a recessão, as "condições menos favoráveis no nível de emprego" e a redução da confiança dos consumidores e dos empresários, os bancos adotaram critérios "mais conservadores" para conceder crédito. Segundo o BC, isso também contribuiu para reduzir a taxa de crescimento da carteira de crédito no primeiro semestre. No período, foi registrado um aumento de 2,8% nos empréstimos bancários – a menor expansão, para um primeiro semestre, dos últimos oito anos.
"Mesmo nesse ambiente, a inadimplência não apresentou aumento significativo até o encerramento do semestre, ainda que, em parte, devido a cessões e renegociações de crédito. O montante de provisões continua significativamente superior à inadimplência, o que evidencia a resistência do sistema de crédito ante o cenário acima descrito", acrescentou o Banco Central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário