R7
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, renunciou ao cargo nesta terça-feira (2). Em coletiva realizada na sede da entidade, na Suíça, ele afirmou que irá permanecer no comando até que as próximas eleições, que serão realizadas ainda em junho.
"Um novo presidente será eleito para me suceder. Vou continuar a exercer minha função como presidente até um novo presidente ser escolhido", disse.
Blatter foi eleito para o seu quinto mandato na última sexta-feira (29), após seu rival, o príncipe Ali, da Jordânia, desistir de disputar o segundo turno do pleito. Apesar da vitória nas urnas, explicou sua atitude inesperada.
"Embora os membros da Fifa tenham me reelegido presidente, não pareço estar sendo apoiado peloi mundo do futebol. Jogadores, clubes, que inspiram a vida no futebol. É por isso que eu vou convocar um congresso extraordinário e colocar minha funlção à disposição", afirma.
Prestes a deixar o cargo, o suíço avisou que pedirá para que os estatutos sejam estudados a fim de evitar que um dirigente permaneça tanto tempo no poder quanto ele, que assumiu a presidência da Fifa pela primeira vez em 1998, no lugar de João Havelange.
"Precisamos de limitação de mandatos, não apenas para o presidente, mas para o comitê executivo. Eu lutei por isso, meus esforços não foram suficientenão posso fazer isso sozinho. Pedi a Domenico Scala para implementar essas implementações", pontuou.
A data do término do mandato de Blatter não está certa, mas tem prazo para ocorrer, segundo explicou Domenico Scala, presidente do Comitê de Auditoria da Fifa. "O próximo presidente da Fifa será eleito entre dezembro de 2015 e março de 2016 em uma edição extraordinária do congresso da entidade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário