Professores e alunos da Escola Estadual Antônio Valadares (EEAV), de Terenos, apresentaram na sexta-feira, 27 de setembro, as atividades desenvolvidas no projeto “Educar para Proteger”.
A ação é realizada há cinco anos pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em municípios localizados ao longo da malha ferroviária do Trem do Pantanal. Neste ano, o tema escolhido foi “Sons e Tons de MS”, que tratou da vida e obra de alguns ícones da música de raiz do Estado. No evento intitulado “Uma noite sul-mato-grossense”, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio da EEAV mostraram o que aprenderam sobre Dino Rocha, Délio e Delinha, Zacarias Mourão, Beth e Betinha, Amambai e Amambay.
“É a quinta edição do projeto em nossa escola. Decidimos trabalhar um patrimônio imaterial riquíssimo em nosso Estado, que é a música. Incentivamos professores e alunos a realizarem pesquisas e o resultado que obtivemos foi impressionante”, disse a professora Maria Gonzaga, coordenadora do projeto na Escola Antônio Valadares. Ela destacou também o apoio dado pela equipe da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS. “Neste ano a fundação nos proporcionou uma viagem de trem com os alunos. Para muitos deles foi uma experiência única”, afirma.
Presente ao evento, o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, elogiou o empenho e envolvimento dos alunos e professores da escola no projeto. “A arte e a cultura fazem o processo educacional ser mais humano. Ao inserirmos um projeto de educação patrimonial, como esse, dentro da programação de nossas escolas, nós estamos dando passos importantes para educar cidadãos com outro olhar sobre a sociedade. A educação do sentimento, só quem faz é a cultura”, disse em seu discurso.
Também esteve presente ao evento a prefeita de Terenos, Carla Castro Rezende Diniz Brandão e a secretária municipal de Educação, Rosemeire Alves de Oliveira Kurose. As apresentações da noite foram abertas com a banda e o centro de música do município.
Educar para Proteger
O Projeto de Educação Patrimonial – “Educar para Proteger” é realizado pela Fundação de Cultura desde o ano de 2009 e envolve cinco municípios do Estado: Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti. Trata-se de uma ação permanente da FCMS, cujo objetivo é conscientizar e sensibilizar a população sul-mato-grossense de seu papel de agente para a preservação do patrimônio cultural.
Participam atualmente do projeto trinta escolas. Até o fim do ano todas elas deverão apresentar os resultados das atividades realizadas ao longo de 2013. Estão previstas feiras culturais, exposições, apresentações musicais e um grande Festival Estudantil, no município de Miranda.
Mais informações sobre o “Projeto Educar para Proteger” podem ser obtidas com Maria Christina Félix, nos telefones 3316-9164 ou ainda na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, pelos fones 3316-9155 ou 3316-9164.
|
Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Alunos da escola de Terenos apresenta resultado do projeto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário