terça-feira, 2 de abril de 2013

Outono/Inverno aumenta casos de doenças respiratorias


Com a chegada do outono/inverno aumentam os casos de doenças respiratórias. Todos os anos, as salas de inalação dos ambulatórios e hospitais ficam lotadas de adultos, idosos e crianças queixando-se dos mesmos sintomas: tosse seca, coriza, dificuldades para respirar, dores de cabeça e no peito, irritação na garganta entre outros.

De acordo com a professora de enfermagem da Faculdade Anhanguera-Unaes, Rosângela Nantes, o aumento de casos de doenças como tuberculose, asma, pneumonia e influenza nessa época do ano, acontece devido às condições climáticas, que favorecem a proliferação e transmissão de vírus, fungos e bactérias pelo ar.

“Quando chega a época do frio as pessoas tendem a se aglomerar. O tempo úmido das chuvas, o frio, e em seguida o período de seca, proporcionam as condições ideais para a proliferação de agentes causadores de doenças respiratórias”, explica a professora.

Como a contaminação acontece pelo ar, os riscos de transmissão não estão apenas em casa, mas também no ambiente de trabalho. Para evitar problemas com doenças respiratórias, empresas investem em palestras educativas para os funcionários. 

É o caso da América Latina Logística – ALL, que uma vez por ano realiza o Dia de Combate à Doenças Respiratórias, que reúne os colaboradores para uma palestra rápida sobre os riscos e as doenças mais comuns desta época do ano e como evitá-las.

Para o analista de Gente&Gestão da ALL, Edclerson Nogueira, os cuidados com a higienização da empresa são fundamentais. Portador de bronquite asmática desde os 4 anos, o colaborador diz que só conseguiu se curar com tratamento, e adquiriu hábitos saudáveis para evitar novos problemas com a doença. “Fiz o tratamento ainda na infância e me curei, mas como prevenção, desenvolvi hábitos saudáveis como não fumar, praticar esportes e evitar ambientes empoeirados”, afirma.

Garantir o bem estar dos colaboradores também é uma responsabilidade da empresa. Manter a higienização dos ambientes de trabalho, armazenar corretamente arquivos e equipamentos, evitando o acúmulo de poeira e a proliferação de agentes contaminantes, e garantir que os funcionários tenham e usem equipamentos de segurança individual a execução de atividades que ofereçam riscos.

Nenhum comentário: