No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, com uma série de eventos, ações e homenagens a cuidadores e voluntários. Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a data será celebrada com sessão solene, proposta pelo deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), nesta terça-feira (2), a partir das 19h, no plenário Deputado Júlio Maia. Os homenageados com reconhecida atuação na luta pelos direitos dos autistas e promoção da qualidade de vida receberão certificado pela solidariedade demonstrada a favor dos portadores dos transtornos invasivos do desenvolvimento (Transtorno Autista, Transtorno de Rett, Transtorno de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância) e Psicose Infantil.
Em Mato Grosso do Sul, a Associações de Pais e Amigos do Autista (AMAs) tem 23 anos, atende 30 crianças, adolescentes e seus familiares e hoje luta para arrecadar recursos para a construção da sede própria, em Campo Grande. O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; padrão de comportamento restritivo e repetitivo. O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal.
O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente. O autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com medicamentos, em alguns casos, e esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário