No próximo dia 13 de março, às 20h, a TV Brasil Pantanal mostra para o público campo-grandense a exposição “Naïf da Terra”, com trabalhos dos artistas plásticos Cecílio Vera e Lucio Larangeira. O evento acontece no Espaço Cultural da emissora, que se despede da mostra coletiva “10 anos de alegria”, que contou com a participação de 14 artistas de Campo Grande.
Arte Naïf ou arte primitiva moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas que não optaram pela preparação acadêmica. Ela é caracterizada, em síntese, pela simplicidade dos traços que acaba agregando valores autodidatas aos trabalhos executados pelos adeptos desta técnica, que tem origem na França, onde os artistas pintavam o cotidiano, sem se prender a formas e medidas simétricas.
Nascido em Amambai, o sul-mato-grossense Cecílio Vera é um dos representantes dessa geração que aprendeu a pintar por conta própria. Desde 1984 ele participa ativamente de diversos movimentos artísticos estaduais e nacionais. “Procuro valorizar as minhas origens fronteiriças”, afirma Vera.
O artista também retrata em suas telas a vivência do homem da roça e sua inserção nas paisagens coloridas das terras sul-mato-grossenses. Alguns dos seus personagens são peões enigmáticos que parecem mostrar nos olhares a sabedoria do povo do campo.
Outro nome que também estará presente na mostra que acontece no Espaço Cultural TV Brasil Pantanal é Lucio Larangeira. Apesar de estar na estrada das artes plásticas há pouco mais de cinco anos, Larangeira já participou de inúmeras mostras coletivas. O universo focado nos quadro do artista é basicamente o Pantanal, com seus animais, folclores e costumes regionais.
A mostra Naïf da Terra tem início no dia 13 de março (quarta-feira), às 20 horas. Visitação das 7h30 às 17 horas no Espaço Cultural TV Brasil Pantanal, Parque dos Poderes.
Coordenação:
Miska Thomé - 9292-7646
Contatos:
Cecílio Vera (3342-2949 / 9242-9507)
Lúcio Larangeira ( 3331-0362 / 9101-7487)
Nenhum comentário:
Postar um comentário