da Folha de S.Paulo
Uma pesquisa recém-divulgada nos Estados Unidos mostra que, quanto mais jovem o telespectador, menos tempo ele passa em frente à TV.
Segundo o levantamento "O Estado da Democracia Midiática", conduzido pela empresa de consultoria Deloitte, a audiência que tem entre 14 e 25 anos assiste à televisão 10,5 horas por semana, em média.
Já a fatia de público que vai dos 26 aos 42 anos costuma dedicar 15,1 horas semanais à telinha. O número sobe para 19,2 horas/semana na faixa de 43 a 61 anos e chega a 21,5 horas/semana entre os de 62 a 75 anos).
A sondagem sugere que, mesmo quando se trata de assistir a séries televisivas ou filmes, os jovens de 14 a 25 anos dão preferência à tela do computador. Eles são o grupo etário que mais tempo passa vendo DVDs no computador --1,9 hora semanal, em média. Na TV, para efeito de comparação, os jovens veem menos DVDs do que os de 26 a 42 anos.
O estrato jovem também é o campeão em tempo de interação com mídias. Isso porque, de acordo com a pesquisa, as horas que o adolescente norte-americano médio costumava "gastar" com televisão estão agora sendo dedicadas a vídeo-games, música e internet.
Cinema
Apesar de preterida pela audiência mais jovem, a televisão ainda se mantém no topo da relação de mídias publicitárias mais influentes.
Segundo o estudo, a TV é sucedida por revistas, internet, jornais impressos, rádio e outdoors. Em sétimo lugar, aparecem os sites de relacionamento (tais quais Orkut e Facebook), separados da internet para efeito de pesquisa.
A Deloitte também aferiu a assiduidade com que o norte-americano vai ao cinema. O resultado aqui é inverso ao do braço da pesquisa que identificou os hábitos televisivos. Ou seja: quanto mais avançada a idade, menos idas à sala escura.
O grupo de 14 a 25 anos passa 1,8 hora por semana no cinema, bem mais do que a 0,9 hora semanal verificada entre os de 43 a 61 anos ou a 0,7 hora notada entre os de 62 a 75 anos.
Com agências internacionais
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