Nos dias 10 e 11 de junho, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva a Três Lagoas os filmes "Terra das Águas" e "Caá – a Saga da Erva Mate", através do Rota Cine MS, projeto que visa democratizar o acesso às produções cinematográficas através de exibições públicas e gratuitas em cidades que não têm salas de cinema.
Lançado em junho de 2007, o acervo do projeto era composto de obras que tivessem como temática principalmente a identidade cultural sul-mato-grossense. Hoje, além de filmes produzidos no Estado, o Rota Cine exibe também o acervo da Programadora Brasil, programa do Ministério da Cultura que fornece um catálogo abrangente da cinematografia nacional.
"Terra das Águas" é um documentário dirigido por Rosiney Bigattão que oferece um retrato da influência da água na vida do peão pantaneiro. Mais do que nas imagens e cenas de beleza natural, a equipe se concentrou nas histórias de vida, procurando mostrar em 58 minutos de duração como o pantaneiro vive, o que pensa, os sonhos que carrega e as mudanças que alteram rapidamente séculos de tradição.
"Caá – a Saga da Erva Mate" conta a história do ciclo da erva-mate no Estado, por meio de depoimentos de mineiros, cancheadores, urus, barbacuazeiros, carreteiros e outros trabalhadores. A obra mostra como se deu o surgimento de inúmeras cidades no antigo sul de Mato Grosso, abordando também a construção da identidade cultural sul-mato-grossense.
As apresentações em Três Lagoas acontecerão no dia 10, às 19h30, na Escola Municipal Parque São Carlos, na rua Irmãos Casmachi, 688, e no dia 11 na Praça Senador Ramez Tebet a partir das 20 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário