O cantor e guitarrista Bo Diddley, um dos pioneiros do rock, morreu nesta segunda-feira (2), aos 79 anos, em sua casa na Flórida. A notícia foi confirmada por representantes da família, segundo a rede CNN.
Em agosto do ano passado, Diddley sofreu um ataque cardíaco quando se submetia a um check-up médico e foi internado hospital da Flórida. Ele já havia sofrido um derrame no mês de maio anterior, que não deixou seqüelas físicas, mas prejudicou sua fala e compreensão, e havia perdido dedos dos pés devido à diabete.
O músico, cujo nome verdadeiro era Ellas Otha Bates, influenciou gerações de roqueiros, de Buddy Holly aos Rolling Stones, passando pelo U2, principalmente por sua técnica de tocar guitarra que enfatizava elementos percurssivos e pela preferência por guitarras de formato quadrado.
Entre clássicos que compôs estavam "Hey Bo Diddley", "Who do you love?" e "Bad trip".
Ele chegou a trabalhar como mecânico e carpinteiro, e começou sua carreira artística como músico de rua. Tinha como grande influência inicialmente o guitarrista John Lee Hooker, mas cheegou a estudar violino clássico antes de se deparar com grandes nomes do blues.
Com seu som distorcido de guitarra e um ataque ritímico feroz, Bo Diddley não teve tantos sucessos quantos seus colegas pioneiros do rock nos anos 50, mas foi uma grande fontes de inspiração, principalmente para bandas inglesas que bebiam no blues e nos primeiros tempos do rock, como os Yardbirds.
Nenhum comentário:
Postar um comentário