O mês de janeiro costuma ser de férias, e neste período, as pessoas geralmente procuram opções de lazer e entretenimento para passar o tempo. No Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho e no Centro Cultural José Octávio Guizzo as pessoas podem encontrar muitas opções culturais para visitação. Confira abaixo!
A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, que fica no andar térreo do Memorial, está aberta à visitação para quem deseja passar uns momentos num ambiente tranquilo e silencioso pesquisando, lendo ou até mesmo para quem deseja fazer um empréstimo de livros para ler em casa. E o projeto Troca Book continua a todo vapor. O projeto, que é uma oportunidade de trocar um livro por outro e manter vivo o hábito da leitura, tem recebido em média quatro a cinco participantes por dia, mais ou menos 40 a 50 pessoas por mês.
Para o coordenador da Biblioteca, Aparecido Melchíades, este número é bem significativo. “A ideia surgiu a partir de uma doação que nós recebemos do pessoal da UCDB que doou quase 300 livros para nós aqui. Foi uma doação muito boa, com livros muito bons, só que tinha alguns livros que nós já tínhamos, aí surgiu a ideia, por que não colocar esse livro à disposição da população. E aí surgiu a ideia e a gente desenvolveu e colocou em prática. Os livros doados para o projeto ficam para novas trocas, a não ser que seja um livro raro, que a gente não tenha, aí a gente recolhe ele para a Biblioteca e põe outro no lugar para dar continuidade ao projeto”.
Segundo Aparecido, a ideia é de dar mais abertura para a Biblioteca e um pouco dessacralizar a questão da leitura, do livro em si. “É para as pessoas terem mais liberdade para pegar o livro sem burocracia nenhuma, eles vêm aqui, trocam o livro e acabou. Às vezes a gente não fica nem sabendo qual livro que levou, qual livro que trouxe. É claro, eu vou ver na estante, mas se a pessoa quiser se identificar, se identifica; se não quiser, não tem problema também. A ideia é deixar isso mais aberto, quanto menos burocrático, melhor, para a pessoa ter realmente liberdade de pegar o livro que ela quiser, na hora que ela quiser”.
O Museu de Arqueologia da UFMS, que fica no primeiro andar do Memorial, estará com uma programação de férias de 27 a 31 de janeiro. Trata-se do projeto “Férias em Família no MuArq 2025”, com o tema “Ecomuseu e Aventuras Sustentáveis”. A iniciativa busca envolver famílias e crianças na reflexão sobre a importância da preservação ambiental e no desenvolvimento de práticas sustentáveis. Para isso, o museu explora a relação entre o ser humano e o meio ambiente sob a perspectiva arqueológica. Este projeto será realizado pelo Museu de Arqueologia da UFMS e a Sala Verde UFMS.
O público-alvo são crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas por um responsável. O período é de 27 a 31 de janeiro, das 14 às 16 horas. As inscrições podem ser feitas de 22 a 24 de janeiro, pelo telefone (67) 3321-5751. Serão oferecidas dez vagas por dia.
O Arquivo Público Estadual, que fica no segundo andar do Memorial, está em cartaz com a temporada expográfica “Os Celeiros de Farturas”, sobre o processo de construção dos símbolos estaduais de Mato Grosso do Sul. A exposição está sendo realizada em comemoração à criação do Estado de Mato Grosso do Sul.
Horários de visitação: Terça a sábado, das 9h às 18h (quinta, horário estendido até às 20h). A exposição fica em cartaz até 19 de fevereiro. Entrada gratuita; Classificação livre. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na Rua 26 de agosto, 453 – Centro. Tel: (67) 3317-1795.
Karina Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário