sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Picolé de tilápia: Na onda dos suplementos proteicos, empresa lança sobremesa à base de peixe

 

                                            Foto: Divulgação

Iguaria é fabricada em três sabores, tem 8 gramas de proteína, e promete não ter gosto de peixe

Uma sobremesa que mistura peixe, leite e tem gosto de chocolate é a novidade do mercado proteico. O picolé produzido pela Brazilian Fish, em Santa Fé do Sul, em São Paulo, vem em três sabores: pistache, chocolate branco ou meio-amargo. Mesmo com uma casquinha crocante, e sabor doce, ele é feito à base de tilápia e conta com oito gramas de proteína.


Considerado um dos alimentos mais saudáveis, os peixes são comuns em dietas ricas em proteínas, já que, em sua maioria, são uma opção de carne magra, com pouca gordura. A aposta da empresa está ligada à expansão do mercado de suplementos proteicos — alimentos produzidos a partir do soro do leite com alta concentração de proteína.


Batizado de Gelafish Protein, o sorvete, que tem oito gramas de proteína e zero açúcar, promete ser uma sobremesa cremosa sem gosto de peixe. O picolé chamou a atenção na feira Seafood Show Latin America 2024, evento internacional de comercialização e tecnologia do pescado, que aconteceu em São Paulo no final de outubro.


Segundo a revista Forbes, o mercado de sorvetes no Brasil gera R$ 14 bilhões anuais, com estimativa de R$ 20 bilhões até 2028, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). Já o mercado de suplementos proteicos, os whey, a revista não pontua números locais, mas globalmente, segundo a consultoria Mordor, o mercado é estimado em US$ 2,32 bilhões para 2024, e deverá atingir US$ 2,91 bilhões até 2029.


De acordo com a Brazilian Fish, a ideia surgiu na feira Seafood Show, em Boston, onde membros da empresa provaram um sorvete de salmão. A partir da inspiração, durante os testes, a sobremesa foi adaptada para o picolé, formato muito popular no Brasil. Como resultado, foi criado o picolé de peixe, feito totalmente a partir do filé de tilápia.


Além do sorvete, a empresa pensa em investir em outras sete sobremesas feitas a partir da tilápia, com objetivo de popularizar os produtos da proteína. Enquanto isso, a família do picolé deve expandir, com o desenvolvimento de outros três sabores.



Por 

 — Rio de Janeiro

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