sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Com recursos do FIC e Lei Paulo Gustavo, filme infantojuvenil tem lançamento dia 10

 




O filme Enigmas no Rolê, dirigido, roteirizado e produzido por Ulísver Silva, marca uma nova fase no cinema infantojuvenil de Mato Grosso do Sul. A história combina aventura, comédia, drama e desafios lógicos, proporcionando uma narrativa inovadora para jovens espectadores. A ideia surgiu quando Ulísver participou de um curso na escola Supera, que usa desafios lógicos para acelerar o raciocínio dos alunos. Essa experiência o fez refletir sobre a importância de ensinar jovens, especialmente de bairros periféricos, a desenvolver habilidades essenciais como raciocínio rápido e resolução de problemas.


O filme narra a história de Andread, um jovem estudante de física que desafia seus sobrinhos a resolver enigmas em troca de um presente. Com influências de suas vivências pessoais, Ulísver incorporou elementos de sua própria experiência acadêmica e as dinâmicas que viveu com amigos apaixonados por física e química, criando personagens envolventes que enfrentam desafios enquanto constroem relações familiares e superam obstáculos.


Enigmas no Rolê foi viabilizado por três editais: o Fundo de Investimentos Culturais (FIC) e dois editais da Lei Paulo Gustavo. Esses recursos permitiram que o filme fosse produzido, filmado e pós-produzido com uma equipe que incluiu profissionais de várias partes do Brasil.


“Espero que o público infantojuvenil veja nesse filme um exemplo de que é possível superar desafios com preparo, raciocínio e apoio da família e amigos. Quero que a garotada perceba que, mesmo diante de dificuldades, há sempre uma solução a ser encontrada”, afirma Ulísver.


O filme traz ainda uma combinação visual interessante de animações e elementos gráficos que representam o raciocínio dos personagens, tornando as cenas ainda mais envolventes e dinâmicas. Com uma equipe diversa e criativa, Enigmas no Rolê promete conquistar os jovens espectadores e se tornar uma referência positiva para aqueles que se veem em situações desafiadoras.


A estreia do filme será no dia 10 de novembro, por meio de uma transmissão ao vivo no Youtube. Segue o link do canal: https://www.youtube.com/@EnigmasnoRole


Trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=Q75Vin83GBM


 


Serviço:


Lançamento do filme ‘Enigmas no Rolê’


Data: 10/11/2024


Link: https://www.youtube.com/@EnigmasnoRole


 


Com informações da Assessoria

Conselheiros aprovam Proposições e Anteprojeto de Lei

 


O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) realizou na manhã desta quarta-feira (30), mais uma sessão ordinária do Tribunal Pleno, sob a presidência do conselheiro Jerson Domingos. Além dos 33 processos da pauta do dia, o presidente colocou para apreciação do colegiado duas Proposições e um Anteprojeto de Lei.


A mesa diretiva da sessão foi composta pelos conselheiros Marcio Monteiro, Flávio Kayatt e pelos conselheiros substitutos Célio Lima de Oliveira, Patrícia Sarmento e Leandro Lobo Pimentel. O procurador-geral de contas do MPC, João Antônio de Oliveira Martins Júnior, também participou da sessão, apresentando os pareceres do Ministério Público de Contas e contribuindo para o desenvolvimento das discussões.


O conselheiro Jerson Domingos apresentou as seguintes Proposições: nº 10/2024 - estabelece as normas gerais para a realização de concurso público destinado ao provimento de cargos efetivos de auditor de controle externo. A nº 11/2024 - designa o conselheiro Marcio Monteiro como responsável interino pela Corregedoria-Geral do TCE-MS.


Já o Anteprojeto de Lei nº 05/2024, propõe aprimorar a carreira do cargo efetivo de Analista de Controle Externo, do Quadro dos Cargos do Ministério Público de Contas. O relator do anteprojeto, conselheiro Marcio Monteiro, destacou que a iniciativa está adequada ao que dispõe a Constituição Federal e Estadual, e está em harmonia com a estrutura e necessidade do TCE-MS.


Em suas considerações, o procurador-geral do MPC, João Antônio de Oliveira Martins Júnior, destacou que o anteprojeto de lei contempla uma antiga reivindicação do MPC para que o quadro permanente de pessoal do MPC fosse aperfeiçoado. Ele também fez questão de elogiar a gestão do presidente Jerson Domingos no sentido de sempre compartilhar dos mesmos propósitos, permitindo a materialização de medidas que resultam no fortalecimento institucional mútuo e um controle da administração pública mais efetivo do qual se beneficia sobretudo toda a sociedade



“Quero deixar registrado que vossa excelência [presidente Jerson Domingos] nunca viu o Ministério Público de Contas como um adversário, mas sim como uma entidade presente na atividade estrutural do Tribunal de Contas. Parabéns a vossa excelência e a todos os membros e integrantes do corpo deliberativo por esse apoio incondicional no prosseguimento desse Anteprojeto de Lei”, declarou o procurador-geral do MPC.


O presidente Jerson Domingos agradeceu as palavras de João Antônio de Oliveira e estendeu o reconhecimento aos demais colegas conselheiros, conselheira e a todos os servidores da casa. “Exatamente como vossa excelência aqui colocou, a integração de todos é de oferecermos à sociedade sul-mato-grossense essa boa experiência, principalmente do senhor que há tanto tempo lida junto a este Tribunal. E, a iniciativa não parte do presidente desta casa, a iniciativa é do colegiado, dessa boa relação e harmonia que temos entre todos nós”.


Por unanimidade, as Proposições e o Anteprojeto de Lei foram aprovados pela mesa diretiva.


Com esses avanços, o TCE-MS reforça seu compromisso com a modernização administrativa, a transparência e a eficiência na gestão pública, consolidando-se como órgão fundamental para o controle e aprimoramento da administração pública em Mato Grosso do Sul.

                                            Mary Vasques

Olga Cruz

Título e Comenda: Maiores honrarias, Assembleia reconhece quem contribui com MS

 

                                                               Foto: Wagner Guimarães


Um bom exemplo a se inspirar. Essa é a intenção do Parlamento ao reconhecer e homenagear as 87 pessoas selecionadas para receberem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e a Comenda do Mérito Legislativo em noite de gala, nesta quinta-feira (31), no Palácio Popular da Cultura Rubens Gil de Camilo.


Em nome do Poder Legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP), abriu a comemoração. “Com o objetivo de agraciar as personalidades que acreditaram no futuro e no presente desta terra, tendo realizado um extraordinário trabalho, no contexto sócio-político e econômico, contribuindo de forma dinâmica e destacada para o desenvolvimento e projeção de nosso estado, fazendo por merecerem o reconhecimento e a gratidão do Parlamento Sul-mato-grossense. Os deputados não falam por seus cpfs e suas identidades. Falam pela população inteira de MS. Cada cidadão concede neste dia, aos ilustres filhos, esse título tão honroso”, discursou o presidente.


Nos celeiros de fatura, sob um céu de puro azul, reforjaram em Mato Grosso do Sul uma gente audaz. O início do hino estadual entoou a noite, que enalteceu cada homenageado escolhido por um dos 24 membros da 12ª Legislatura. O título honorífico é previsto pelo Artigo 112, do Regimento Interno da ALEMS. A Comenda foi criada pela Resolução nº 2 de 1985, sendo uma medalha de condecoração cunhada com a imagem do Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo, firmada com uma fita com as cores da bandeira do Estado - azul, branco e verde – que é entregue a civis ou em forma de barreta aos militares.


A noite de celebração contou com homenagens a pessoas de diversos setores. Em nome dos agraciados, a juíza de Direto e presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amansul), Mariel Cavalin, discursou. “Ao refletir cuidadosamente na impossibilidade de individualizar a história de cada um, convido para que relembrem seus passos e sentimentos vividos desce o momento em que nossos pés tocaram esse Mato Grosso do Sul, a decisão de permanecer, até o recebimento dessa ilustre homenagem. Relembro meus passos. O ano era 1999, deixei São Paulo para dedicar-me no meu primeiro porto, Inocência. Passei por Cassilândia, Aparecida do Taboado. A jornada com muito estudo me trouxe à capital. Agora me tornei cidadã sul-mato-grossense. Nós nos sentimos como filhos e homenageados desta terra, com muita galhardia, essa terra guaicuru, estrategicamente posicionada no coração do Brasil, concedendo às pessoas de todas as origens a possibilidade de desfrutar da pujança, que é o orgulho e a grandeza do futuro do Brasil. Ao MS, nossa gratidão”, discursou a magistrada.


Na sequência o governador Eduardo Riedel (PSDB) usou a palavra. “É uma noite de festa, celebração e alegria. Vocês, deputados e deputadas, têm no coração pessoas que retratam tudo o que a juíza falou. Muito merecida as homenagens a cada um. Passa um filme na cabeça da gente. Cada um aqui tem sua história. Viveu bons momentos e momentos difíceis, mas temos a convicção que todos construíram uma relação com o estado que, independentemente se é privado ou público, contribuiu para a transformação de um grupo de pessoas, seja uma pequena comunidade ou grande. Quando me deparo com as conquistas, compartilhamos com todos vocês. Vocês ajudaram a construir o Mato Grosso do Sul, que não é só o do futuro, mas também o do presente”, afirmou.


Para o primeiro-secretário da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), reconhecimento à trajetória de vida dos homenageados é importante quando se pensa na coletividade. “Essa é uma noite que coroa o trabalho da Assembleia Legislativa ao povo sul-mato-grossense”. Também participaram da noite os deputados Pedro Kemp (3º secretário – PT), Antonio Vaz (Republicanos), Neno Razuk (PL), Roberto Hashioka (União), Mara Caseiro (PSDB), Lia Nogueira (PSDB), Junior Mochi (MDB), Marcio Fernandes (MDB), Lucas de Lima (Sem partido), Paulo Duarte (PSB), Professor Rinaldo (Podemos), Pedro Pedrossian Neto (PSD), Renato Câmara (MDB), Lidio Lopes (Patriota) e Coronel David (PL).


Foram agraciados com o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense: José Antonio Molina Ibanhez, José Do Espirito Santo da Silva, Celso Donizete Molina, Hélio Queiroz Daher, José Mirandola Filho, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, Geraldo de Souza Carvalho Junior, Osvaldo Junior Barreiros Favoreto, Ronaldo Perches Queiroz, Adriana Rezende Corrêa, Mariel Cavalin dos Santos, Wanderleia Duarte Caravina, Luiz Calvo Ramires, Paulo Roberto Dos Santos, Cristina Massoni, Néstor Antonio Heredia Zárate, Sandra Regina Bampi, Scheila De Fátima Matheus, Camila Nascimento De Oliveira, José Ferreira Da Costa Neto, Mauri Valentim Riciotti, Paulo da Silva, Edervan Gustavo Sprotte, Cledio Carlos Santiani, Solange Valcanaia Brum, Adriane Barbosa Nogueira Lopes, José Antonio Avesani Junior, Jose Raul Espinosa Cacho, Gustavo Passarelli Da Silva, Irineo Da Costa Rodrigues, Juliana Miranda Rodrigues Da Cunha Passarelli, Marcelo Vinhaes Monteiro, Viviane Luiza da Silva, Antero de Sena Filho, Danilo Pereira da Costa, Rodolfo Santos Bezerra, Angelo Paccelli Cipriano Rabelo, Romilda Paracampos Almeida, Rocio Noemi Amarilla, Themis de Oliveira, Raimundo Wilson de Oliveira, Aires Galhardo, Arno Antonio Guerra, Airton Mário Fróes de Moraes, Antônio Alves Dos Santos, Ida Merces do Nascimento, Laurecy Correia Tomazinho, Luiz Alexandre Gomes da Silva, Elio Vitor Koch e Ido Luiz Michels.


Receberam a Comenda do Mérito Legislativo: Frederico Luiz Gonçalves, Doriane Gomes Chamorro, Lúcio Roberto Calixto Costa, Luis Carlos Morente, Riverton Francisco De Souza, Ronaldo Vieira Francisco, Anderson Bosh, Débora Leite Dos Santos Ávila, Paula Helena Santa Rita, Ruberval Araujo Cunha, Alexandre Lima Raslan, José Fernando Bairros Faracco, Lucas Centenaro Foroni, Yeltsin Francisco Ortega Jacques, Alaerson de Jesus Muniz, Janete Córdoba, Júlia Soares, Oduvaldo de Oliveira Pompeu, Blal Yassine Dalloul, Luiz Alberto Leite Pereira, Cássia Vale, Thais Fernanda da Silva Gonzaga Vignoli de Oliveira, Beatriz Rosalia Ribeiro Cavassa de Oliveira, Ronald Almeida Cançado, Suely Almoas, Jocelito Krug, Sérgio Luiz Marcon, André Luiz Bittencourt, Anari Felipe Nantes, Valdete Barros Martins, Marcos Fernando Alves Rodrigues, Ligia Paula Jorge Masi de Santana, Milton Bigatão, Adriano Henrique Resende de Freitas, Alberto Leonel De Paula e Manna, Cláudio Sussumu Oikawa, Marcos José De Brito Rodrigues e Thiago De Oliveira Borges.

Com David Luiz e Alex Sandro, Flamengo abre preparação para pegar o Atlético-MG

 

                                             Foto; Divulgação


Nesta quinta-feira, no CT Ninho do Urubu, o Flamengo iniciou os treinamentos para enfrentar o Atlético-MG, pela primeira partida da final da Copa do Brasil. Para o jogo que acontece no domingo (3), às 16h (de Brasília), no Maracanã, Filipe Luís ganhou dois reforços: Alex Sandro e David Luiz. A equipe não recebeu folga após o jogo contra o Internacional, pelo Brasileirão.


Nas últimas duas partidas do Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, Alex Sandro acabou não sendo relacionado devido a dores musculares que o afastaram dos gramados temporariamente. Agora, porém, a tendência é de que o lateral-esquerdo esteja de volta e inicie a próxima partida como titular no confronto contra o Atlético-MG.


Outro jogador que tem atraído atenção é David Luiz, que nesta quinta-feira realizou atividades no campo do Ninho do Urubu. O zagueiro desfalcou o time na partida contra o Internacional (1 a 1), realizada na quarta-feira, devido a incômodos no tendão e no tornozelo, mas sua presença nos treinos indica um possível retorno em breve.



No treinamento desta quinta-feira, apenas os reservas e os não relacionados no confronto diante do Colorado, no Beira-Rio, participaram da atividade. O restante dos atletas fizeram um trabalho regenerativo na parte interna do CT.


Além da volta de Alex Sandro ao 11 inicial, outra dupla que voltará ao time titular é composta por Léo Pereira e Arrascaeta. Tanto o zagueiro quanto o meia ficaram de fora do empate em 1 a 1 com o Internacional devido a suspensões, mas agora estão novamente à disposição para o próximo confronto.


Filipe Luís, no entanto, enfrenta uma série de desfalques confirmados. O volante Erick Pulgar e o atacante Bruno Henrique estão suspensos e não poderão jogar no Maracanã. Além disso, Matías Viña, Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro, todos afastados após cirurgias realizadas no segundo semestre, estão fora da temporada. Já De La Cruz, que sofreu uma lesão muscular, também não estará disponível para esta partida, completando a lista de ausências.


Por isso, um provável Flamengo titular tem: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Evertton Araújo, Alcaraz, Arrascaeta e Gerson; Michael e Gabigol


Gazeta Esportiva

Corinthians toma virada do Racing e cai na semifinal da Sul-Americana

 

                                            Foto: AFP



O Corinthians se despediu da Copa Sul-Americana. A equipe perdeu de virada para o Racing por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, pela volta da semifinal da competição, no Cilindro. Como a ida terminou empata por 2 a 2, os argentinos levaram a melhor no agregado (4 a 3).


O Corinthians começou bem a partida e abriu o placar logo aos seis minutos, com Yuri Alberto, em grande jogada de Memphis Depay. Quando o jogo parecia controlado, ainda na primeira etapa, o Racing virou com dois gols do meia Quintero.


Na segunda etapa, precisando correr atrás do prejuízo, o Timão se lançou ao ataque, mas não foi eficiente para furar o bloqueio defensivo dos argentinos.


Assim, o Corinthians se despediu da Sul-Americana, enquanto o Racing avançou para enfrentar o Cruzeiro na final. A grande decisão está marcada para o dia 23 de novembro no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção.


Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do Corinthians será o clássico contra o Palmeiras, na próxima segunda-feira, na Neo Química Arena.


O jogo


Assim como em Itaquera, o primeiro tempo foi movimentado em Avellaneda. Logo aos seis minutos, o Corinthians abriu o placar com Yuri Alberto, que recebeu passe preciso de Memphis e finalizou com pouco ângulo para vencer o goleiro Gabriel Arias.


Sólido defensivamente, o Timão ainda quase ampliou, aos 23, com Rodrigo Garro. O camisa 10 foi servido por Memphis e, cara a cara com Arias, parou no arqueiro adversário.


Aos 35 minutos, o Racing igualou o placar. Após pênalti cometido por José Martínez em lance de mão na bola, Quintero converteu a penalidade, para delírio da torcida local. Aos 39, os mandantes viraram, novamente com o meia colombiano. Em jogada de arremesso lateral, Adrián Martínez desviou de cabeça para o camisa 8 ficar de frente para Hugo Souza e finalizar com categoria.


Segundo tempo


Na segunda etapa, a primeira boa investida foi do Racing, aos 13 minutos. Em contragolpe, Quintero acionou Salas, que em boa condição finalizou perto da meta de Hugo Souza. Aos 17, o Corinthians respondeu, com Breno Bidon. O volante tabelou com Yuri Alberto e, na entrada da área, finalizou por cima.


O técnico Ramón Díaz colocou jogadores ofensivos na reta final de partida, como Talles Magno, Romero e Igor Coronado, mas o Corinthians não conseguiu se organizar ofensivamente para criar chances. A equipe mandante se organizou defensivamente e não cedeu espaços à visitante.


FICHA TÉCNICA 

RACING 2 X 1 CORINTHIANS


Local: El Cilindro, em Avellaneda

Data: 31 de outubro de 2024, quinta-feira

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Felipe Gonzalez (CHI)

Assistentes: Jose Retamal (CHI) e Juan Serrano (CHI)

VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)

Cartões amarelos: Félix Torres, Breno Bidon e Matheus Bidu (Corinthians); Basso e Rojas (Racing)


Gols: Yuri Alberto, aos 6 do 1ºT (Corinthians); Quintero, aos 35 e 39 do 1ºT (Racing)


RACING: Arias; Di Cesare, Sosa e Basso; Martirena, Almendra (Zuculini), Nardoni, Quintero e Rojas; Salas (Solari) e Adrian Martínez (Róger Martínez)

Técnico: Gustavo Costas


CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Félix Torres e Matheus Bidu; José Martínez (Ángel Romero), Charles (Breno Bidon), Carrillo (Alex Santana) e Rodrigo Garro (Talles Magno); Memphis Depay (Igor Coronado) e Yuri Alberto

Técnico: Ramón Díaz



GazetaEsportiva

Missas serão celebradas em 11 cemitérios no Dia de Finados; Veja programação

 

                                            Foto: Marcelo Victor / Arquivo


O Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, terá celebração de 18 missas em 11 cemitérios públicos e particulares de Campo Grande.


Conforme a Arquidiocese de Campo Grande, na Igreja Católica, o dia 2 de novembro faz memória a todos os fiéis já falecidos, que fizeram sua páscoa definitiva.


"Olhando para Jesus, o cristão, na sua vida, em cada gesto de amor-doação, vai também dando sentido ao sem-sentido, às pequenas mortes como a dor, o sofrimento, a incompreensão e a perseguição. Nesse sentido, a morte é integrada à vida.  Isso é o que se chama de ritmo pascal da vida cristã: uma caminhada feita de morte e ressurreição, em cujo desenrolar se descobre um sentido e uma direção mais plenos.Assim, celebrar a morte do cristão, é, pois celebrar sua participação no mistério pascal de Cristo, que, sacramentalmente, ele experimentou ao longo de sua vida e, agora celebra, definitivamente", diz nota da Arquidiocese.


Celebrações eucarísticas serão realizadas nos cemitérios da cidade ao longo do dia, a partir das 8h, com a última missa iniciando às 17h.



Haverá missa nos cemitérios públicos São Sebastião (Cruzeiro), Santo Amaro e Santo Antônio, e nos particulares Memorial Parque, Jardim das Palmeiras, Nacional Parque, Jardim da Paz, Parque Campo Grande, Parque Monte das Oliveira e Park Monte das Oliveiras.


Programação de missas nos cemitérios de Campo Grande

Cemitério Jardim das Palmeiras


9h30 - Dom Dimas Lara Barbosa

17h - Pe. Paulo Roberto de Oliveira

Cemitério Nacional Parque


10h - Pe. Solimário Lacerda

17h - Pe. Miguel Alberto de Souza Porto

Cemitério Memorial Parque


9h - Dom Vitório Pavanello e Pe. Laércio Rodrigues dos Santos, SAC

Cemitério Santo Amaro


8h30 - Padres Salesianos

16h - Pe. Wellington José de Castro

Cemitério Sto. Amaro - Com B. Pastor


8h - Pe. Pedro Pereira Borges, SDB

10h, 16h - Pe. Augusto Issao Kian, SDB

Cemitério Santo Antônio


8h30 - Pe. Gabriel da Silva Gonçalves

15h - Pe. Alex da Silva Messias

Cemitério São Sebastião


8h30, 15h - Pe. Neif Damião Lescano Nabhan

Cemitério Jardim da Paz


9h - Pe. Amal Raj, MMI e Pe. Bala Suresh, MMI

Cemitério Parque Campo Grande


9h30 - Pe. Rodrigo Fernandes Menegatti, SAC

Cemitério Park Monte das Oliveiras


9h - Pe. Joanderson F. Pinheiro Souza, PSDP

Cemitério Parque das Primaveras


17h - Padres capuchinhos

Visitações

Nos três cemitérios públicos de Campo Grande, sendo Cruzeiro, Santo Antônio e Santo Amaro, a expectativa é de que 30 mil pessoas façam visitas no Dia de Finados, segundo estimativa da prefeitura.


Ainda segundo dados divulgados pela Prefeitura, mais de 98,9 mil pessoas estão sepultadas nestes locais, sendo 16 mil delas no Cemitério Santo Antônio; 49 mil no Cemitério Santo Amaro; e mais de 33,8 mil no Cemitério São Sebastião, conhecido como Cruzeiro.


Os locais estarão abertos para os visitantes das 7h às 17h.


Conforme divulgou o Correio do Estado, no feriado de Finados, o transporte coletivo terá tarifa promocional de R$ 1,90, válida para pagamentos realizados com o cartão eletrônico (smart card).


As linhas de ônibus seguirão o seguinte planos:


Linhas 051, 061, 071, 072, 073, 080, 081, 085, 313, 316, 403, 515, 517, 520 e 522 – com plano de sábados;

Linhas 222, 229, 503 e 507 – com plano de segunda a sexta-feira.

Para atender aos cemitérios, haverá duas linhas especiais disponíveis: a linha 300/Cemitério Jardim da Paz e a linha 400/Cemitério Santo Amaro.



Glaucea Vaccari

Com o Portal Correio do Estado

Festa do Peixe é opção para feriado no Distrito de Palmeiras

 

                                             Foto; Divulgação

A festa será nos dias 15 e 16 de novembro

Entusiastas de pratos típicos podem se deliciar durante a 5ª Festa do Peixe no Distrito de Palmeiras, localizado a aproximadamente 130 km de Campo Grande.


O distrito, que faz parte do município de Dois Irmãos do Buriti, apresenta sua quinta edição do evento com direito a 45 barracas, sendo 25 exclusivamente de peixe frito.


A festa anterior reuniu cerca de 15 mil espectadores; nesta edição, o município espera atrair turistas de Sidrolândia, Aquidauana, Anastácio, Terenos e Campo Grande.


Além disso, quem participar poderá se deliciar com peixe ensopado, assado, bolinho, pastel e até lasanha de peixe.



Está pensando que acabou? Tem sashimi pantaneiro, pururuca de peixe e mais um bocado que certamente deixou muita gente com água na boca.



Atrações

Animam a festa o Trio Violada, Tony Massa, Janaynna e Gleici Helena.


Haverá espaço para crianças, com pula-pula, piscina de bolinha e a tradicional barraquinha de pescaria.


Pensando no conforto, haverá uma tenda na praça de alimentação, com mesas e cadeiras para os populares apreciarem a comida com uma boa roda de conversa.


Importante ressaltar que, devido ao sinal de internet não funcionar bem no Distrito de Palmeiras, quem for participar deve realizar o pagamento via cartão de crédito ou em dinheiro.

Dia 1 novembro DIA TODOS OS SANTOS

 


01 novembro

Esta importante solenidade, chamada, por alguns, “Páscoa de outono,” é celebrada como membros ativos de uma Igreja, que, mais uma vez, não olha para si mesma, mas olha e aspira pelo céu. De fato, a santidade é um caminho que todos somos chamados a trilhar, sob o exemplo desses nossos “irmãos mais velhos”, que nos são propostos como modelos, porque aceitaram ser encontrados por Jesus, rumo ao qual se encaminharam com confiança, com seus desejos, fraquezas e sofrimentos.


Significado da Solenidade

A memória litúrgica dedica um dia especial a todos aqueles que uniram com Cristo em sua glória. Eles não nos são indicados apenas como arquétipos, mas invocados também como protetores das nossas ações.

Os Santos são os filhos de Deus que atingiram a meta da salvação e que vivem, na eternidade, aquela condição de bem-aventurança expressa por Jesus no discurso da Montanha, narrado no Evangelho de Mateus (5,1-12). Os Santos são aqueles que também nos acompanham no nosso percurso de imitação de Jesus, que nos leva a ser pedra angular na construção do Reino de Deus.


Comunhão dos Santos

Em nossa profissão de fé, afirmamos acreditar na Comunhão dos Santos. Sabemos que esta expressão significa a vida e a contemplação eterna de Deus, razão e finalidade da mesma Comunhão, mas também a comunhão com as "coisas" sagradas. De fato, se os bens terrenos, enquanto limitados, dividem os homens no espaço e no tempo, as graças e os dons, que Deus nos proporciona, são infinitos e deles todos podem participar.

O dom da Eucaristia, de modo particular, nos permite, desde já, viver a antecipação daquela liturgia que o Senhor celebra no santuário celestial com todos os Santos.

A grandeza da redenção mede-se pelos frutos, ou seja, por aqueles que foram redimidos e amadureceram em santidade. Através deles, a Igreja contempla a sua vocação e condição de uma humanidade transfigurada em caminho rumo ao Reino.


Origem e história desta festa

Esta festa de esperança, que nos recorda o objetivo da nossa vida, tem raízes antigas: no século IV, começou a celebração dos mártires, comuns para as diferentes Igrejas. Os primeiros sinais desta celebração foram encontrados em Antioquia, no domingo após o dia de Pentecostes, sobre a qual já falava São João Crisóstomo.

Entre os séculos VIII e IX, esta festa começou a difundir-se também na Europa, e, em Roma, de modo particular, no século IX. Ali, o Papa Gregório III (731-741) quis que esta festa fosse comemorada no dia 1º de novembro, que coincidia com a consagração de uma Capela, na Basílica de São Pedro, dedicada às relíquias "dos santos Apóstolos, dos Santos mártires e confessores e de todos os Justos, que chegaram à perfeição e descansam em paz no mundo inteiro".

Na época de Carlos Magno, esta festa já era muito conhecida como ocasião para a Igreja, que vagueia e sofre na Terra, mas que olha para o céu, onde estão seus irmãos mais gloriosos.

Enchentes devastam agricultura na Espanha

 

                                            Foto: USDA 


Na parte ocidental da Andaluzia, as chuvas intensas geraram grandes prejuízos

Segundo a Unión de Pequeños Agricultores y Ganaderos de Andalucía (UPA Andalucía), a recente depressão isolada em altos níveis (DANA) causou estragos significativos na agricultura da Espanha, especialmente em Andaluzia. Esse fenômeno resultou em danos consideráveis nos cultivos e nas infraestruturas rurais, como estradas e sistemas de irrigação. As províncias mais afetadas foram Almería, Málaga, Granada e Cádiz. Enquanto algumas áreas, como os olivares de Jaén e Córdoba, receberam importantes volumes de água, a região oriental de Almería enfrenta uma seca extrema, sem chuvas registradas.



Na parte ocidental da Andaluzia, as chuvas intensas geraram grandes prejuízos. Em Jerez de la Frontera, na província de Cádiz, foram registrados até 120 litros de água em 12 horas, resultando em inundações em diversas propriedades. Em Málaga, muitos cultivos e infraestruturas agrárias sofreram danos significativos, principalmente no Vale do Guadalhorce, Antequera e Axarquía. O cultivo mais afetado foi o de cítricos, o que complicou a colheita da azeitona que havia começado recentemente. Por outro lado, regiões como a Sierra Norte de Sevilha e partes de Córdoba, Jaén, Huelva e Granada tiveram chuvas benéficas.


A situação em Almería é alarmante. A tempestade de granizo, acompanhada de chuvas intensas e ventos fortes, causou danos devastadores, especialmente em estufas e cultivos. A avaliação inicial indica que os agricultores sofreram perdas superiores a 30 milhões de euros, principalmente em El Ejido, onde o granizo, com até 8 centímetros de diâmetro, destruiu completamente os plásticos das estufas. Isso resultou na perda de 11.300 hectares de cultivos, incluindo tomates, pimentões, abobrinhas e pepinos.



As enchentes repentinas severas resultaram na morte de pelo menos 158 pessoas, com equipes de emergência ainda em busca de dezenas de desaparecidos. Várias localidades no sul e leste da Espanha foram atingidas por até 300 mm de chuva em poucas horas na terça-feira (30), a pior precipitação em Valência em 28 anos, segundo a AEMET. 


Fim de semana de chuvas no Centro-Oeste e Sudeste

 

                                           Foto: Pixabay


A previsão do tempo para o final de semana no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil aponta para chuvas generalizadas que devem beneficiar lavouras em desenvolvimento, como soja, milho e café, essenciais para o agronegócio nacional. De acordo com o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, o aumento dos corredores de umidade na parcela central do país, aliado à formação de um sistema de baixa pressão, deve resultar em precipitações significativas, especialmente no sul do Mato Grosso do Sul e sudoeste de São Paulo. Essas chuvas são bem-vindas para a agricultura, pois ajudam a manter a umidade do solo em níveis ideais para as plantas, fortalecendo o desenvolvimento das lavouras.



Rodrigues explica que o sistema de baixa pressão e os fluxos de ar úmido oriundos da região tropical se combinam para criar um ambiente propício a temporais que podem trazer acumulados acima dos 100 mm em algumas localidades. Essa previsão beneficia principalmente as plantações de soja e milho, culturas em fase inicial de crescimento, que precisam de umidade regular para um bom desenvolvimento. Já as plantações de café, que se encontram em fase de floração, se favorecem das chuvas que ajudam a garantir uma boa fixação das flores, essencial para uma boa produtividade.


Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Contudo, o meteorologista também alerta para o risco de alagamentos em áreas mais baixas e de campos próximos da colheita, onde o excesso de água pode ser prejudicial. Para os produtores, o acompanhamento diário das previsões é essencial para que possam planejar as atividades de campo e proteger as lavouras. No Nordeste, a previsão é de tempo seco em parte da Bahia, Ceará, Piauí e Maranhão, áreas onde a estiagem tem dificultado o avanço do plantio de grãos. Segundo Rodrigues, há perspectiva de que as instabilidades climáticas alcancem o Nordeste no início de novembro, trazendo alívio para os produtores que enfrentam os efeitos da seca.