segunda-feira, 10 de julho de 2023

Cobranças indevidas e falhas de contrato são 4 em cada 10 reclamações no Procon

 

                                            Arquivo/ Correio do Estado



Pelo balanço semestral de atendimentos feitos pela Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), é possível apontar que os problemas ligados aos chamados "serviços financeiros" lideram o ranking de reclamações, sendo 35% do total registrado no período. 


Vale ressaltar que esses dados são aferidos conforme o total de atendimentos formalizados, por qualquer canal de atendimento do Procon. De janeiro a junho deste ano, a secretaria somou 9712 demandas. 


Deste total, o Procon-MS aponta que 3.441 casos estavam relacionados diretamente com esses serviços financeiros, um percentual de 35,43% entre o total de reclamações registradas. 


Esses serviços financeiros envolvem: casos com cartões; seguros; falhas em contratos para crédito, ou oferta de produtos, e até mesmo cobranças indevidas. 



Segundo o órgão, cartões de crédito, débito e de lojas sozinhos, somam 1.315 dessas reclamações envolvendo serviços financeiros no semestre (38,21%). 


Vindo atrás no "ranking das reclamações", o setor de telefonia aparece com forte demanda nas reclamações dos consumidores, sendo um total de 1.038 insatisfações registradas. 


Ainda, a conta fecha com o balanço de reclamações sobre os serviços essenciais (gás; água e energia elétrica), que bateram 689 queixas de moradores junto ao Procon em Mato Grosso do Sul.


Fique atento

Diante do volume observado, o órgão aproveita a proximidade do período de férias escolares para repassar algumas dicas, que podem prevenir problemas futuros, como estar sempre atento no ato da contratação. 


Secretária-executiva do Procon, Nilza Yamasaki frisa a clareza que o consumidor precisa encontrar na contratação de qualquer serviço ligado a produtos financeiros. Ou seja, todas as perguntas precisam ser sanadas ainda na assinatura do contrato. 


Recorte mensal de maio, aponta que essa seria uma tendência a ser mantida, já que, das 2.217 reclamações no mês, cartões de crédito, débito e de lojas lideravam o ranking com 368 ocorrências registradas. ,


“O consumidor precisa estar atento ao seu limite de renda, necessidade do produto ou serviço, assim como as condições da oferta e taxas aplicadas. Dessa forma, pode-se evitar um superendividamento no futuro. Recomendamos que os documentos do negócio firmado sejam preservados para embasar uma reclamação”, salienta a secretária-executiva. 


Dúvidas e denúncias sobre as relações de consumo podem ser feitas pelo telefone 151 ou pelo formulário online disponível no site www.procon.ms.gov.br. Também, atendimento presencial é feito nas unidades do Fácil Aero Rancho e Shopping Bosque dos Ipês, no CIJUS (Centro Integrado de Justiça) e na sede do Procon/MS, localizado na Rua 13 de Junho, nº 930, das 7h às 19h.

*(Com assessoria)

Leo Ribeiro com o Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: