domingo, 4 de junho de 2023

GP da Espanha: Verstappen vence, com duas Mercedes no pódio

 

GE

Nadando de braçada rumo ao tricampeonato, Max Verstappen saiu vencedor do GP da Espanha deste domingo, dia 04 de junho, liderando de ponta a ponta após largar da pole position. O triunfo do holandês, porém, foi acompanhado pelo pódio duplo da Mercedes, que pôs Lewis Hamilton em segundo lugar e George Russell em terceiro. A equipe alemã supera a Aston Martin e assume a vice-liderança do Mundial.


Esta é a quinta vitória do bicampeão em 2023, a terceira consecutiva - após triunfos também em Mônaco, domingo passado, e no GP de Miami, no último mês. Até agora, a RBR é a única equipe a ter vencido na F1, faturando todas as sete rodadas já disputadas nesta temporada.


Após largar da quarta colocação, Hamilton conquista seu segundo pódio neste ano, tendo faturado o primeiro ao chegar na segunda colocação no GP da Austrália. Para Russell, é a primeira vez entre os três primeiros colocados na atual temporada.


O resultado é mais um aceno positivo ao "novo" carro da Mercedes. A equipe alemã trouxe seu primeiro grande pacote aerodinâmico no GP de Mônaco no último domingo, prova que teve Hamilton em quarto lugar.


Destaque para a corrida de recuperação de Sergio Pérez: a estratégia de postergar seu pit stop, na volta 28, ajudou a mandá-lo para a zona de pontuação. Uma vez dentro dos dez primeiros colocados, o mexicano fez valer a potência do RB19, carro da RBR; já era terceiro na 46ª volta e, parando uma segunda vez no 51º giro, cruzou a linha de chegada em quarto.


A McLaren viu escapar pelos dedos uma chance de ouro: Lando Norris largou em terceiro neste domingo, porém, foi cercado por Hamilton e Lance Stroll e quebrou o bico após tocar no carro do heptacampeão. O britânico não saiu do fundo do grid durante a prova e chegou ao 15º lugar, mas após suas trocas de pneus, caiu para 17º.

Nenhum comentário: