segunda-feira, 19 de junho de 2023

Crise na agricultura vertical?

 

                                                         Semagro- Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

“Estávamos realmente em um ciclo de hype"
Por:  -Leonardo Gottems

A agricultura vertical, que prometia uma nova forma de cultivo usando tecnologias avançadas como robôs e inteligência artificial, está enfrentando problemas financeiros e incertezas. As empresas receberam investimentos significativos, mas agora estão lutando para obter lucros e estão com dificuldades para garantir financiamento. Além disso, a implementação prática dessas tecnologias é mais desafiadora do que o esperado, com obstáculos regulatórios e falta de aceitação no mercado. Isso coloca a indústria de agricultura vertical em uma situação complicada.



A AeroFarms Inc., empresa de agricultura vertical, recentemente declarou falência devido a problemas financeiros causados pelo esgotamento de recursos na construção de uma nova instalação. Esse episódio reflete os desafios enfrentados pelo setor, que também inclui a Kalera e a AppHarvest Inc., empresas que enfrentaram dificuldades financeiras e receberam avisos de inadimplência de investidores. Esses exemplos destacam a fragilidade atual do mercado da agricultura vertical.


Vonnie Estes, vice-presidente de inovação da International Fresh Produce Association, comentou sobre o ciclo de exagero em torno da agricultura vertical. Ela observou que investidores de fundos de risco estavam entrando no setor freneticamente, comparando essas empresas a empresas de software e esperando retornos financeiros semelhantes. No entanto, Estes ressaltou que a agricultura vertical é essencialmente um empreendimento agrícola e que muitos investidores não entenderam totalmente essa distinção, investindo grandes quantias de dinheiro sem uma compreensão adequada da natureza do setor.


“Estávamos realmente em um ciclo de hype. Havia muito dinheiro entrando sem realmente entender que isso é apenas agricultura”, disse ele. “Os fluxos de capital passaram de mais prontamente disponíveis para menos prontamente disponíveis”, disse Guy Blanchard, presidente e diretor financeiro da AeroFarms, em entrevista esta semana.

Nenhum comentário: