sexta-feira, 16 de junho de 2023

Amônia verde combate a fome e salva o planeta

 

                                                          Canva

O processo de produção de H2 no qual se baseia a síntese de amônia tem altos requisitos de energia
Por:  -Leonardo Gottems

A amônia é o segundo produto químico mais fabricado no mundo e a principal matéria-prima para a produção dos fertilizantes nitrogenados, estes, essenciais para as plantas e as culturas agrícolas. No entanto, a produção de amônia enfrenta um problema sério: é uma forte emissora de CO2. “Sua produção causa 1% do total das emissões globais de gases de efeito estufa. Essa emissão é decorrente do uso de combustíveis fósseis como matéria-prima”, diz, Valter Casarin, coordenador geral e científico da Nutrientes para a Vida (NPV).



“No entanto, a amônia pode ser produzida de forma muito mais sustentável, eliminando o uso de combustíveis fósseis. Neste processo ecológico, o hidrogênio é produzido usando a eletrólise da água e o nitrogênio é obtido do ar atmosférico. A temperatura e a pressão necessárias para acontecer a reação são conseguidas por uma fonte de baixo carbono, como energia eólica ou solar. Assim, é obtida a amônia livre de carbono, conhecida como Amônia Verde”, completa, dando uma alternativa.


O processo de produção de H2 no qual se baseia a síntese de amônia tem altos requisitos de energia e é responsável pela maior parte das emissões de CO2. Portanto, a amônia verde só é viável se a produção de H2 depender inteiramente de fontes de energia renováveis. Se essa condição for atendida, a amônia se torna um substituto livre de carbono.


“A indústria de fertilizantes tem buscado produtos mais sustentáveis, como é o caso da amônia verde, a qual desempenha importante função na produção de alimentos, sem, no entanto, causar impactos no ambiente. Isto significa que a amônia verde é uma matéria-prima de grande valor para a indústria de fertilizantes nitrogenados manter a produção de fertilizantes para a segurança alimentar mundial”, conclui.


Nenhum comentário: