quarta-feira, 5 de abril de 2023

Colheita de algodão avança em diversos estados

 

                                                            Pixabay

Chuvas menos intensas e tratos culturais adequados favorecem a produção
Por:  -Seane Lennon

O avanço da colheita de algodão vem sendo observado em diversos estados brasileiros, de acordo com informações divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em Mato Grosso, um dos maiores produtores de algodão do país, as chuvas menos intensas e mais esparsas têm contribuído para um bom desenvolvimento e manejo da cultura. A maioria das lavouras já se encontra na fase reprodutiva.



Na Bahia, outro importante estado produtor de algodão, os cultivos apresentam boas condições de desenvolvimento. As lavouras irrigadas ainda estão em fase de desenvolvimento vegetativo, enquanto as mais precoces de sequeiro já iniciaram a maturação.


Em Mato Grosso do Sul, a redução das chuvas tem facilitado os tratos culturais, resultando em lavouras com boas condições fitossanitárias e de produtividade. Já no Sul do Maranhão, as lavouras estão em boas condições, com as de primeira safra iniciando a formação de maçãs e as de segunda safra em floração.


No Piauí, a maioria das lavouras está se desenvolvendo em condições favoráveis, enquanto em Minas Gerais as lavouras estão principalmente em fase de formação de maçãs, apresentando boas condições vegetativas e sanitárias.


Em Goiás, a redução das precipitações e o aumento da incidência luminosa têm favorecido a cultura. A maioria das lavouras está em floração e algumas lavouras no sudoeste do estado já iniciaram a formação das primeiras maçãs. Com essas condições favoráveis, a expectativa é que a colheita de algodão seja satisfatória em todo o país. O algodão é um produto de grande importância para a economia brasileira, sendo um dos principais produtos agrícolas exportados pelo país.

Nenhum comentário: