quinta-feira, 30 de março de 2023

Tecnologia pode revolucionar sustentabilidade logística

 

                                                          Arquivo Agrolink 

Visibilidade é fundamental
Por:  -Leonardo Gottems


De acordo com Pierre Jacquin, vice-presidente da project44 para a América Latina, a sustentabilidade da cadeia logística depende de algumas questões bastante importante. “Para medir e reduzir com precisão as emissões da sua cadeia de suprimentos, são necessários três elementos: Dados de emissões acessíveis e precisos. Visibilidade e relatórios automatizados de suas emissões globais de transporte. Soluções de fluxo de trabalho para permitir a tomada de decisões baseadas em emissões”, comenta.



“E tudo isso só é possível com medições realmente precisas. Para os embarcadores, transportadores e prestadores de serviços de logística, as soluções digitais capazes de garantir visibilidade em tempo real e de ponta a ponta em toda a cadeia de abastecimento se tornarão cada vez mais fundamentais. Podemos controlar aquilo que é possível enxergar, e por isso a visibilidade é tão valiosa. Tanto para o reconhecimento de gargalos e pontos críticos quanto para planejar possíveis alterações de rotas e modais que possam aliviar a pegada ambiental dos movimentos de carga”, completa.


No entanto, essa tecnologia já existe. “É fundamental que mais companhias invistam na transformação digital para lançarem mão de ferramentas que possam conectar inteligência logística e cálculo de emissão de poluentes, para aumentar a visibilidade e o fluxo de mercadorias mundo afora, com boa produtividade e cumprimento de prazos”, indica.


“Então, se você ainda não começou a executar a medição das emissões do escopo 3, agora é a hora. Identifique seu principal modal, certifique-se sobre quais fornecedores têm a maior pegada de emissões e invista em tecnologia para ajudar na sustentabilidade da cadeia de suprimentos global”, conclui.

Nenhum comentário: